Zelensky alerta para novas ofensivas russas e reforça defesas aéreas
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou na segunda-feira que a Rússia está a preparar novas ofensivas terrestres e anunciou ter pedido um reforço das defesas aéreas para conter os ataques.
Zelensky anunciou também no seu discurso um aumento na produção de `drones` de interceção para conter ataques russos maciços utilizando aeronaves de ataque não tripuladas.
O anúncio surgiu depois de a Rússia ter lançado três ataques aéreos maciços utilizando aeronaves não tripuladas e mísseis, entre sábado e segunda-feira, resultando em mais de uma dúzia de mortes em toda a Ucrânia.
"Podemos ver, através de informações dos serviços de informação e de fontes abertas, que Putin e a sua comitiva não planeiam terminar a guerra. Atualmente, não há indícios de que estejam a considerar seriamente a paz ou a diplomacia. Pelo contrário, há amplas provas de que estão a preparar novas operações ofensivas", disse Zelensky.
A Rússia continua a atacar a frente leste da Ucrânia e conseguiu expulsar quase por completo as forças ucranianas que ocupavam parte da região russa de Kursk.
"Ordenei um aumento significativo na produção dos nossos `drones` e procuraremos financiamento adicional dos nossos parceiros para o apoiar", disse Zelensky, anunciando também que irá alocar mais financiamento ao programa de mísseis da Ucrânia.
O presidente ucraniano voltou a pedir mais sanções da comunidade internacional contra a Rússia e apoio adicional à Ucrânia para forçar Moscovo a cumprir o cessar-fogo de pelo menos 30 dias que Kiev procura para impulsionar as conversações de paz.
Zelensky disse ainda que, uma semana depois de o Presidente Vladimir Putin ter dito que iria colocar as suas condições para declarar este cessar-fogo por escrito, a Rússia ainda não apresentou o documento.
Já hoje, a Força Aérea ucraniana informou hoje que a Rússia lançou um total de 60 `drones` contra a Ucrânia na noite passada, incluindo `drones` `kamikaze Shahed` e réplicas destes que os russos usam para confundir as defesas inimigas.
As defesas aéreas ucranianas neutralizaram 43 `drones` de ataque lançados pela Rússia em diversas regiões do leste, norte e sul da Ucrânia.