Zelensky vê como "sinal positivo" que Rússia considere pôr termo à guerra

O presidente da Ucrânia recebeu a proposta de Vladimir Putin para negociações diretas em Istambul na próxima quinta-feira. Em reação, Volodymyr Zelensky afirmou que espera que o homólogo russo concorde com um cessar-fogo "duradouro" a partir de segunda-feira, como propuseram os líderes europeus.

Inês Moreira Santos - RTP /
"O mundo inteiro espera por isto há muito tempo" Sergey Dolzhenko - EPA

Sem responder explicitamente à proposta de Putin para negociações na Turquia, Zelensky considerou que era "um sinal positivo os russos finalmente começarem a considerar o fim da guerra"

"O mundo inteiro espera por isto há muito tempo. E o primeiro passo para realmente acabar com qualquer guerra é um cessar-fogo. Não faz sentido continuar a matança nem por um único dia", escreveu o líder ucraniano na rede social X, este domingo.

"Esperamos que a Rússia confirme um cessar-fogo — total, duradouro e confiável — a partir de amanhã, 12 de maio, e a Ucrânia está pronta para se reunir", sublinhou.

Entretanto, as autoridades ucranianas denunciaram um ataque russo com mais de 100 drones, pouco depois de terminada a trégua unilateral de três dias decretada por Moscovo, que vigorou até à meia-noite local.

“Na madrugada de 11 de maio, o inimigo atacou com 108 drones de ataque Shahed e outros tipos de drones, indicou a força aérea ucraniana, afirmando ter abatido 60 aparelhos.No sábado à noite, soaram alertas aéreos em muitas regiões ucranianas, incluindo Kiev.

O Kremlin tinha decretado unilateralmente uma trégua de três dias para a comemoração do 80.º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi, celebrado na sexta-feira com grande pompa na Praça Vermelha de Moscovo.

Estes ataques de drones ocorrem num contexto de intensos esforços diplomáticos europeus, apoiados pelos Estados Unidos, para obter de Moscovo um cessar-fogo “completo e incondicional” de 30 dias a partir de segunda-feira, sob pena de a Rússia enfrentar novas “sanções maciças”.

c/ agências
PUB