“Charters” de chineses para Espanha

Li Jinyuan não deve conhecer Paulo Futre e, muito menos, a expressão do antigo futebolista português, que fez furor em 2011, mas a frase aplica-se na perfeição aos 20 aviões que esta semana aterraram em Madrid. Li, um empresário e filantropo chinês, convidou 2500 empregados para passarem uma semana de férias em Espanha. O presidente do Tiens Group Co. vai gastar mais de 7 milhões de euros nesta viagem que começa em Madrid, passa por Toledo e termina em Barcelona. Um negócio da China para a economia espanhola, uma jogada de mestre para quem deseja ter o nome entre as personalidades mais altruístas e generosas da China.

Para além de umas “vacaciones” diferentes, esta acaba por ser uma das maiores experiências de intercâmbio cultural entre a China e Espanha, em 42 anos de relações diplomáticas. O magnata decidiu celebrar o aniversário do Grupo Tiens em terras de Cervantes e trouxe 2500 convidados, todos eles funcionários de empresas que dirige. O programa está traçado ao pormenor, para que todos tenham o máximo conforto e a mínima preocupação. Os “charters” que Futre sonhou, chegaram ao aeroporto Adolfo Suarez, aqui em Madrid, esta quarta-feira, 4 de maio. Domingo partem para Barcelona onde vão permanecer até dia 10, data em que regressam à China.

O Grupo de Li Jinyuan fretou, imaginem, 70 autocarros, reservou 1650 quartos e 4 comboios de alta velocidade (AVE) completos, para transportar os “convidados” de Madrid a Barcelona. Não faltam reservas em restaurantes, guias turísticos que falam mandarim, visitas exclusivas ao Palácio Real de Madrid e à Sagrada Família de Antoni Gaudí, em Barcelona, assim como à cidade histórica de Toledo. Está programada uma tourada, não estivessem em Espanha, mas atenção… sem sangue. Na arena não vai haver bandarilhas, nem a morte do touro.

Tal como não pode faltar a máquina fotográfica e de filmar, nas mãos de um oriental que se preze, também não pode falhar, no programa, um dia de compras pelas melhores marcas. O Grupo programou visitas ao El Corte Inglés, em Madrid, e ao Roca Village, em Barcelona, onde 2500 pessoas poderão dar largas à imaginação e às carteiras.

Quanto à festa de aniversário, vai ser celebrada em Madrid, já esta sexta-feira. “Hola España! Hola Tiens!”, pretende ser uma enorme celebração, um intercâmbio cultural e gastronómico que vai culminar com os 2500 funcionários a elevarem uma bandeira gigante, de 100 por 60 metros e mais de 500 kg de peso, onde poderá ler-se “Paz” e “Progresso”.

Tudo isto pode ser uma inteligente estratégia de marketing, uma gigantesca campanha de charme, de um homem que está entre os 30 mais ricos da China. Li Jinyuan tem uma fortuna estimada em 5000 milhões de euros e, para os empregados, um coração de ouro de preço indefinido. Entre os vários prémios que recebeu destacam-se os de empreendedorismo e responsabilidade social. É conhecido pelas doações milionárias que faz aos mais desprotegidos e por iniciativas como esta, em Espanha.

Li descobriu o verdadeiro “negócio da China”, tanto com a motivação dos funcionários, como com a imagem que transmite ao Mundo, ainda mais, sendo de um país controverso quando se fala de direitos humanos. No ano passado, levou cerca de 6500 empregados, metade dos que tem, a França. Este ano, escolheu Espanha… talvez para o ano, as previsões de Paulo Futre se concretizem e, nos céus de Lisboa, surjam “charters” de chineses para ver futebol… e não só.

pub