Mulheres de fibra

Por trás de uma grande (e)missão...

Não vou à bola com a expressão "por trás de um grande homem está uma grande mulher". E não vou duplamente: porque ilustrar a igualdade com uma fila indiana, é como usar o "preto no branco" para definir a igualdade.

E porque a frase define, como ponto de partida, o sub-reptício elogio de preâmbulo: grande homem. Por vezes, o homem prévio só com tacões na personalidade chegaria aos calcanhares da dona do bilhete seguinte na fila desse sucesso "par"...

Passemos pois ao lado do meu metro e setenta e nove para vos contar que, no meu Mundial do Brasil, ELAS foram a sorte que me morou ao lado. Sim... A um atlântico de distância, para mim o Brasil estava na ponta de 8 fibras. Ópticas. Dados. Imagens. Feeds.

Feeds são, em televisão, fontes de conteúdo: é aquele que me dá o estádio, o outro que me fornece o helicóptero, o da equipa A e da equipa B, o dos jogadores, o da entrevista rápida para todos e o da entrevista prévia só para nós. A zona mista e a conferência. Séries de ofertas que eu e o realizador temos que conjugar com o sentido possível, decisão ao segundo, para que faça sentido todo o trabalho delas.

8 fibras no Brasil, mais sei lá quantos diretos nos dias difíceis, podem ser 20 hipóteses a insinuar-se e apenas 6 portas para conduzir, tudo a seu tempo, o fillet mignon para a emissão que melhor vos interesse aí em casa.

Nos períodos de maior fluxo, "meter" o Rossio na Rua da Betesga é uma brincadeira para meninos.

Esta tarefa, já é brincadeira para Senhoras. Produtoras.

O caos organiza-se num multitasking frenético, porque elas não falham. E se falham disfarçam tão bem que eu não me ressinto. E se eu não me ressinto, a emissão também não. Melhor: se eu falho, elas safam-me.

É pois nelas que, neste Mundial da régie, assenta a fibra do trabalho bem feito. Não se vêem nunca, se ninguém as mostrar. A piada é esta: se desta as consigo mostrar, se tive até tempo para as fotografar, é porque o trabalho estava, no dia louco do Portugal - Gana, mais que controlado. Por elas. No cubículo ao meu lado.

 

pub