Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

45 anos de poder local - as cidades pós Covid

por Antena1

Foto: Arlinda Brandão

Pensar e governar as cidades num contexto pós-pandémico obriga a considerar um conjunto de mudanças que se instalaram sem pedir licença. Este é o tema de hoje da parceria Antena 1 / Universidade de Aveiro, que começou em maio termina na próxima semana.

A economia urbana, a vivência e os usos dos espaços públicos, a mobilidade, a dependência de algumas atividades económicas foram significativamente questionadas. Cidades com a dimensão de Lisboa foram particularmente sensíveis a estas transformações. O que fica depois disto? Que transformações são mais permanentes? Que mudanças na atividade económica, turística e de uso do espaço público, como vão ser as cidades pós Covid? A repórter Arlinda Brandão foi à procura de respostas na capital.

Para o professor do departamento de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa, João Seixas, a pandemia acentuou tendências que já vinham de trás. Umas boas, outras más. Agora é preciso perceber o que vai perdurar no futuro. Questionado sobre se vamos conseguir criar um novo tipo de desenvolvimento, cidades mais sociais e ecológicas, o investigador disse tratar-se de uma pergunta para a qual ainda não tem resposta. Mas João Seixas tem a certeza que os municípios devem, cada vez mais, promover o bem-estar das comunidades e dos bairros pois só assim ficam mais resilientes a fenómenos como a pandemia. Terminou com um apelo: as cidades que queremos no futuro têm de ser pensadas por todos. Ninguém pode ficar de fora deste desígnio. A entrevista é de Cláudia Costa.
pub