Academia de Ciências propõe emendas ao acordo ortográfico

por Rita Fernandes

Foto: Nuno Patrício - RTP

A proposta é justificada por haver particularidades e subtilezas da língua que não podem ser ignoradas. A Academia de Ciências de Lisboa propõe assim o regresso de algumas consoantes mudas, alguns acentos e do hífen.

São sugestões avançadas num documento com várias ideias para aperfeicçoar o acordo ortográfico de 1990. Um dos objetivos é o de evitar confusões.

O documento de aperfeiçoamento do acordo ortográfico de 1990 (ao90), aprovado na quinta-feira pela (acl), propõe o regresso das consoantes mudas em palavras como "recepção" e "espectador", ou seja, nos casos em que geram uma concordância absoluta de sons (homofonia) que podem causar "ambiguidade".

O documento "sugestões para o aperfeiçoamento do acordo ortográfico da língua portuguesa" de 1990 foi aprovado em plenário na quinta-feira por 18 votos, com cinco votos contra.

Segundo a proposta apresentada, deve regressar o acento agudo em palavras com pronúncia e grafia iguais, as denominadas palavras homógrafas, referindo, entre outras, "pára", forma do verbo parar, que se confunde com a preposição para, também "péla", nome e forma do verbo pelar, que se confunde com a preposição "pela", e ainda "pélo", nome e forma do verbo pelar, que se confunde com a preposição "pelo".

Também é recomendado o regresso do acento circunflexo em diferentes vocábulos que são homógrafos a outros, por exemplo o nome "pêlo", para não se confundir com a preposição "pelo", o verbo "pôr", para evitar confundir com a preposição "por".

Quanto às consoantes mudas, nos casos em que geram uma concordância absoluta de sons (homofonia), sugere a Academia os termos "aceção" quando usado como "sentido", que se pode confundir com "acessão" (consentimento), "corrector", quem corrige, que se pode confundir com "corretor" (intermediário), "óptica", relacionado com a visão, que se confundirá com ótica, no sentido de audição, além de "receção" (recebimento) que se confundirá com recessão (retrocesso), e "espectador" (aquele que olha ou assiste), com "espetador" (o que espeta).

O documento com as "sugestões para o aperfeiçoamento do acordo ortográfico da língua portuguesa" de 1990, aprovado pela academia das ciências, está disponível em http://voc.cplp.org.

c/ Lusa
pub