AIMA envia pedidos de cobrança a imigrantes com processos já regularizados

por Marta Pacheco - Antena 1

Filipe Silva - RTP

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo está a enviar pedidos de cobrança a imigrantes que já têm os processos regularizados em Portugal.

O semanário Expresso revela, esta sexta-feira, ter tido acesso a dezenas de casos, de estrangeiros, com a situação já regularizada, mas que ainda assim receberam um e-mail por parte da AIMA.

Ao jornal, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo explica que a informação constante na base e dados não permite determinar, em alguns casos, se os pocessos já estão concluídos. A AIMA esclarece que a notificação enviada inclui várias opções como cancelar, mas que se ainda assim o pagamento já tiver sido feito, por engano, o problema será resolvido. 

Desde a passada quarta-feira, os requerentes com pedido realizado há mais de um ano começaram a receber um email para pagarem a taxa do processo de regularização ainda antes do agendamento presencial. 

A rádio Antena 1 falou com dois dos imigrantes que receberam o aviso, um senegalês e uma argentina, que trabalham no Alentejo e que agora estão a aguardar por uma resposta da Agência para a Integração Migrações e Asilo, para terem direito à autorização de residência em Portugal.

Milhares de imigrantes com processos pendentes foram contactados pela AIMA para pagar antecipadamente as taxas. Alguns deles, tiveram de desembolsar 400 euros, em poucos dias, para que os processos não ficassem pelo caminho.



pub