Associações ambientalistas pedem tratamento adequado de embalagens descartáveis

por Antena 1

Várias associações ambientalistas uniram-se para pedir urgência ao Ministério do Ambiente, no tratamento adequado das embalagens descartáveis. O país aprovou uma lei que prevê a criação de um sistema de depósito com retorno, para promover a reciclagem, e evitar que o plástico, vidro ou metal acabem no lixo comum.

No entanto, a implementação deste sistema está atrasada, o que pode levar a que se desperdicem milhões de pacotes que podiam ter uma segunda vida.

A denúncia deste grupo de associações ambientalistas, incluindo a Zero e a WWF, que reclamam mais rapidez na implementação deste sistema que promove a reciclagem de embalagens.

Na reação, a secretária de Estado do Ambiente admite que o sistema de depósito com retorno não vai entrar em funcionamento no início do próximo ano, ao contrário do que estava previsto.

Inês dos Santos Costa diz à Antena 1 que o trabalho está em curso, mas que não é fácil gerar consensos entre todas as unidades envolvidas neste processo.

A secretária de Estado do Ambiente não se compromete com prazos concretos, em relação à entrada em funcionamento deste sistema que vai permitir que os consumidores portugueses tenham incentivos para devolver as embalagens.
pub