Câmara de Lisboa quer encerrar Jardim de Santos à noite

por Filipa Marques Henriques, David Freitas, Cristina Gomes

A Câmara de Lisboa quer construir um gradeamento à volta do Jardim de Santos para o encerrar durante a noite.
Uma medida para pôr fim ao vandalismo de que este espaço tem sido alvo, motivado pela atividade noturna da zona.
A discussão em torno do projeto tem motivado acusações entre moradores e a Junta de Freguesia da Estrela.

O Jardim Nun'Álvares, vulgarmente conhecido como 'Jardim de Santos', tem vindo a ser alvo de degradação e atos de vandalismo ao longo dos anos.

Para evitar situações como esta, a Câmara de Lisboa vai construir um gradeamento em torno do espaço, à semelhança do que já existe no Jardim da Estrela.

A Junta de Freguesia da Estrela afirma não ter outra opção "se não encerrar [o jardim] (...) e, dessa forma, protegê-lo das investidas noturnas".

Os moradores da zona estão de acordo com a medida.

A Plataforma em Defesa das Árvores criou mesmo uma petição com mais de 250 assinaturas, dirigida à Assembleia Municipal de Lisboa.
No documento, os órgãos autárquicos são acusados de nada ter feito pela defesa deste espaço, acusando o movimento de se tratar do "reflexo de um condenável e danoso desinvestimento dos órgãos autárquicos em matéria de defesa e recuperação de grande parte das estruturas verdes da capital", acrescentando que "até agora nada foi feito pela Junta de Freguesia da Estrela e pela CML para pôr termo ao imparável processo de degradação e destruição deste emblemático espaço verde".

Uma acusação que está a criar discórdia, tendo sido recebida com "enorme espanto" e "alguma indignação" pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton.
O autarca acrescenta que a recuperação do jardim já podia ter sido feita há cerca de um ano, não fosse o bloqueio de um grupo de moradores.

É esperado que o projeto da Câmara seja posto em prática até março e concluído no final do ano.
A proposta de vedar o Jardim de Santos está em cima da mesa.
Se for aprovada, aqueles que quiserem entrar no espaço só o podem fazer a partir das 7h00 ou 8h00 e até às 23h00.
pub