Cartel da Banca. Estado pode ter de pagar 500 mil euros de multa relativos a infrações do antigo BPN

| País
Cartel da Banca. Estado pode ter de pagar 500 mil euros de multa relativos a infrações do antigo BPN

A ver: Cartel da Banca. Estado pode ter de pagar 500 mil euros de multa relativos a infrações do antigo BPN

O Estado pode ter de pagar parte da multa aplicada aos bancos. Em causa estão 500 mil euros que o Eurobic foi condenado a pagar pela Autoridade da Concorrência mas que dizem respeito ao BPN, nacionalizado em 2008.

É apenas uma pequena parte da multa recorde aplicada pela Autoridade da Concorrência. Mas promete fazer correr muita tinta.

Por participação no Cartel da Banca, o Eurobic foi condenado a pagar 500 mil euros. Mas a multa diz respeito a infrações cometidas pelo BPN, adquirido pelo Eurobic em 2011.

A Autoridade da Concorrência entende que, como o BPN deixou de existir, deve ser o comprador a pagar a multa. Mas o Eurobic tem outro entendimento.

A Autoridade da Concorrência acusou 14 bancos de trocarem informações sobre as condições dos empréstimos entre 2002 e 2013. Um esquema que prejudicou famílias e empresas e que vai agora passar para os tribunais.

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.