Casos de meningite levam ao fecho de colégio da Casa Pia em Lisboa

O Colégio D. Maria Pia vai estar fechado nos próximos dois dias. A morte de uma criança, com sepsis meningocócica, e o internamento de um aluno, com meningite, levaram o Conselho Directivo da Casa Pia a tomar a decisão de encerrar provisoriamente a instituição.

RTP /
Pais preocupados à porta do colégio à espera dos filhos RTP

Na segunda-feira, uma criança de quatro anos morreu no Hospital D. Estefânia. A criança faleceu devido a uma septicemia por meningocócica, a bactéria responsável pela meningite mais comum.

A criança, residente em Santo António dos Cavaleiros, estava doente desde a semana anterior.

Cristina Galvão, da Direcção-Geral de Saúde, disse à RTP que “a autoridade de saúde da área de residência fez as profilaxias aos familiares e aos conviventes.” O mesmo aconteceu aos meninos da zona da creche e infantário do colégio e às pessoas que tiverem contacto com a criança.

Quarta-feira, um outro aluno, de 10 anos, também do Colégio D. Maria Pia, foi internado de urgência no Hospital D. Estefânia. “O meu filho estava comigo”, disse à RTP a mãe. “Veio para a escola bem e saiu daqui com febre. Com 39 de febre”.

Cristina Galvão confirmou esta manhã à RTP que se trata também de um caso de meningite.

Perante esta nova situação, o Conselho Directivo da Casa Pia decidiu encerrar por dois dias o colégio.

"O encerramento do colégio não é uma medida de saúde pública", esclareceu Cristina Galvão, da Direcção-Geral de Saúde. "Foi uma decisão da instituição por uma medida de carácter social e de aclmeia dos pais. A saúde pública não preconiza o encerramento", afirmou.
PUB