CDU exige demissão do presidente e vice-presidente da câmara

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Porto, 29 Set (Lusa) - A CDU apresenta terça-feira uma moção de censura ao presidente e vice-presidente da Câmara de Gondomar por serem "de novo" suspeitos de ilegalidades e actos de abuso de poder cometidos no exercício das respectivas funções autárquicas.

Em conferência de imprensa a CDU/Gondomar defendeu que os autarcas devem afastar-se da gestão do município, suspendendo, pelo menos, o respectivo mandato até ao termo dos processos judiciais em que estão envolvidos.

"Iremos propor à Assembleia Municipal de Gondomar que a conduta dos senhores Valentim Loureiro (presidente), José Luís Oliveira (vice-presidente) e Fernando Paulo (vereador) seja censurada", disse Pimenta Dias.

O dirigente comunista considerou que "os actos que tem vindo a público e mais as decisões já conhecidas do processo judicial Apito Dourado justificam, pelo menos, a suspensão de mandato até que sejam apuradas responsabilidade".

"Estamos perante factos que já não tem a ver apenas com a `futebolada`, mas com questões concretas da Câmara", frisou.

Pimenta Dias considerou que "o concelho de Gondomar não pode continuar envolto neste clima de suspeição, sendo por isso necessário que a Assembleia Municipal se pronuncie sobre o que se está a passar".

O pedido de demissão dos membros do executivo municipal de Gondomar surge na sequência das mais recentes acusações aos autarcas de vários crimes no âmbito do "caso Quinta do Ambrósio".

Valentim Loureiro integra um grupo de dez pessoas formalmente acusadas no âmbito do processo da Quinta do Ambrósio, em Gondomar.

Em causa está uma operação de compra e revenda de um terreno que, de um momento para o outro, deixou de estar na reserva agrícola para passar a ter capacidade construtiva, permitindo aos intervenientes um lucro de três milhões de euros.

Burla qualificada, participação económica em negócio, instigação à administração danosa e prevaricação são crimes imputados ao presidente da Câmara de Gondomar.

O vice-presidente da autarquia, José Luís Oliveira, é acusado dos mesmos crimes e ainda de branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e falsificação de documento.

A CDU/Gondomar considera que estas notícias confirmam o que têm denunciado no decorrer do "já longo consulado do major Valentim Loureiro".

Ou seja, que "a gestão camarária não está preocupada com a resolução dos problemas do concelho, mas sim com a satisfação de interesses pessoais e o favorecimento de clientelas e correligionários".

"Na ausência de uma estratégia mobilizadora das potencialidades existentes no concelho, capaz de alavancar o seu desenvolvimento social e económico, valem os interesses particulares de um grupo de `fiéis`, que `come à mesa` do orçamento municipal e da especulação imobiliária fomentada pela actual maioria política", acrescentou.

A moção de censura da CDU junta-se à do BE/Gondomar, que em comunicado enviado à Lusa, considera também que a situação impõe a Valentim Loureiro "uma atitude de afastamento da vida autárquica, pelo menos até decisão judicial definitiva".

O PS de Gondomar, que pediu também publicamente a demissão de Valentim Loureiro e José Luís Oliveira, anunciou já que vai votar favoravelmente as duas moções de censura.

PM/MSP.


pub