Centenas de bombeiros combatem incêndios em Portugal

por RTP
Mais de 80 concelhos de 15 distritos de Portugal continental apresentam este domingo risco máximo de incêndio. Paulo Cunha - Lusa

Há cinco incêndios preocupantes em Portugal, onde mais de 500 operacionais combatem as chamas. Em Seia, no distrito da Guarda, mais de 200 operacionais e um meio aéreo combatem um incêndio que começou durante a manhã.

No concelho da Lousã, em Coimbra, mais de 150 homens apoiados por um meio aéreo lutam contra as chamas.

Há ainda mais três incêndios que estão dar luta aos bombeiros, desde a madrugada: em Vieira do Minho, no Distrito de Braga, e em Cinfães, no distrito de Viseu.

Em Monção, Viana do Castelo, estão no terreno quase 200 homens apoiados por três meios aéreos.
Mais de 80 concelhos em risco máximo de incêndio
Mais de 80 concelhos de 15 distritos de Portugal continental apresentam este domingo risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação do IPMA, estão sob este alerta mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Bragança, Braga Vila Real e Viana do Castelo.

O IPMA colocou ainda em risco `muito elevado` e `elevado` de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o `reduzido` e o `máximo`.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Às 08:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 13 incêndios em curso, 12 em resolução e 19 em fase de conclusão.


O IPMA prevê para este domingo céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens médias e altas.

O vento soprará em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul durante a manhã e por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 65 km/h no litoral oeste.

Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 40 km/h)do quadrante sul, tornando-se forte (40 a 55 km/h), com rajadasaté 80 km/h, durante a tarde e em especial no litoral norte e centro.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral norte e centro e pequena descida no Baixo Alentejo e Algarve.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31 graus centígrados em Lisboa, 35 no Porto, 31 em Bragança e em Braga, 27 em Faro e 25 em Sagres.


c/Lusa
Tópicos
pub