Depressão Gabriel traz chuva, neve e vento a Portugal

por RTP
O Instituto do Mar e da Atmosfera indica em comunicado que Portugal continental sofrerá amanhã a sofrer os efeitos de uma superfície frontal fria, associada à depressão Gabriel Miguel Vidal - Reuters

Os efeitos da depressão Gabriel, centrada na Bretanha, em França, vão abater-se na terça-feira sobre Portugal Continental, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O quadro meteorológico inclui chuva, queda de neve e vento forte.

O Instituto do Mar e da Atmosfera indica em comunicado que Portugal continental sofrerá amanhã a sofrer os efeitos de uma superfície frontal fria, associada à depressão Gabriel.

Prevê-se assim a ocorrência de períodos de chuva, sobretudo nas regiões norte e centro. A sul será fraca.
“A influência desta depressão em Portugal será sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional”, salienta o IPMA.

“Esta precipitação será sob a forma de neve acima de 1.200/1.400 metros, descendo a cota para 1.000 metros na região Norte no final do dia”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Espera-se também vento forte, com rajadas de até 65 quilómetros por hora no litoral oeste e de até 85 quilómetros por hora nas terras altas.

Para esta segunda-feira, no continente, o Instituto prevê céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região sul até meio da manhã e diminuindo de nebulosidade nas regiões do interior a partir do início da noite, como explica a meteorologista Paula Leitão.

Há ainda a previsão de períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões norte e centro, em especial no litoral, que poderão ser de neve acima dos 1.200 ou 1.400 metros.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado, predominando de noroeste, soprando por vezes forte, com rajadas de até 60 quilómetros por hora no litoral oeste e de até 80 quilómetros por hora nas terras altas.

As temperaturas máximas deverão subir ligeiramente, entre os nove graus na Guarda e 19 em Faro, ao passo que as mínimas vão oscilar entre um grau na Guarda e nove em Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria e Aveiro.
Tópicos
pub