Dia Nacional dos Cientistas assinalado com manifestação contra precariedade

por Antena 1

Tingshu Wang- Reuters

O Dia Nacional dos Cientistas é sinalizado esta terça-feira, em Lisboa, com uma manifestação contra a precariedade laboral no setor, feita de bolsas de investigação e contratos a prazo.

José Moreira, presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, diz que com a falta de apoio muitos dos investigadores acabam por ir para outros países a convites de instituições estrangeiras, ou mesmo abandonar a profissão.

O protesto, promovido por organizações de bolseiros, investigadores e estruturas sindicais, parte pelas 14h00 da Reitoria da Universidade de Lisboa e termina no Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

Para José Moreira, a comunidade de cientistas necessita de uma maior estabilidade e segurança numa área tão importante como a investigação.
O Dia Nacional dos Cientistas é também assinalado em Évora, onde ao fim da tarde a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, vai encerrar uma conferência promovida pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O Dia Nacional dos Cientistas, instituído em 2016 pela Assembleia da República, coincide com a data de nascimento do físico e antigo ministro da Ciência José Mariano Gago (1948-2015), cujo ensaio "Manifesto para a Ciência em Portugal" volta a ser editado.

O lançamento da reedição da obra é pautado por três debates com cientistas em Lisboa, Coimbra e Braga sobre "atualidade e ideias para o futuro".
pub