Dois projetos portugueses na final dos World Summit Awards

por RTP

Um projeto da Brisa e outro da empresa Take the Wind foram escolhidos, entre mais de 400, para participarem na final dos World Summit Awards (WSA), que se realiza em Carcavelos em 2019. Os WSA distinguem ideias vocacionados para causas sociais e contam com o apoio da ONU.

O concurso seleciona inovações digitais locais que apresentem conteúdos vocacionados para causas sociais. A edição deste ano escolheu, para a final, dois projetos portugueses. Na categoria de “Learning & Education” distinguiu o projeto “Body Interact” e na categoria “Smart Settlements & Urbanization” selecionou a “Via Verde mobility digital ecosystem”. Os World Summit Awards juntam concorrentes de 182 países e decorre no âmbito das Nações Unidas.

Estes dois projetos portugueses juntam-se ao grupo de 40 vencedores que vão apresentar e testar as suas ideias no WSA Global Congress, a acontecer em Carcavelos entre 11 e 13 de março do próximo ano.

O evento realiza-se pela primeira vez em Portugal. Será na NOVA SBE Carcavelos, momento em que será nomeado o campeão global por cada uma das oito categorias a concurso.

A Via Verde Mobility Digital Ecosystem apresenta um conjunto de ferramentas digitais que permite aos clientes da Via Verde ter acesso fácil a um crescente número de serviços de mobilidade. Um ecossistema digital que permite acesso a vários serviços de mobilidade através do telemóvel.

O outro projeto vencedor, Body Interact, é um software de simulação médica desenvolvido pela startup Take the Wind e que é usado para treinar estudantes e médicos.

Um simulador que permite aos utilizadores criarem cenários baseados em problemas reais através da interação real com pacientes virtuais. O simulador pressiona alunos e médicos em treino para a tomada de decisões, permitindo reduzir custos e evitar os riscos causados por erros médicos.

Os 40 vencedores selecionados são originários de 26 países escolhidos entre mais de 430 candidaturas. O envolvimento da ONU na iniciativa permite aos criadores das aplicações o acesso a redes mundiais de inovação, assim como múltiplas possibilidades de negócio, financiamento e parcerias.
Tópicos
pub