Eduardo Cabrita presta homenagem ao "esforço solidário" das autoridades

por RTP

O ministro da Administração Interna marcou esta segunda-feira presença na celebração do Dia da Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana.

Eduardo Cabrita homenageou todos os bombeiros, membros das forças de segurança e das Forças Armadas que têm prestado "esforço solidário" no combate aos incêndios.

O governante recordou que a GNR "teve e terá, no futuro, um papel determinante neste esforço quer de prevenção, quer de combate".

Na sequência do Conselho de Ministros extraordinário do último fim de semana, Eduardo Cabrita recordou que haverá reforço de meios e que a Autoridade Nacional de Proteção Civil será reestruturada, com uma estrutura e dirigentes escolhidos por concurso.

O Governo decidiu também duplicar os meios aéreos disponíveis até ao final do mês. No fim de semana, o Executivo decidiu ainda que a gestão dos meios aéreos passará no futuro a ser feita pela Força Aérea.

O Governo vai ainda tornar-se acionista do SIRESP. Eduardo Cabrita revelou que "estão a decorrer trabalhos" para que o Estado assuma 54 por cento do capital da empresa que gere a rede de emergência.
pub