Especial
Debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2027

Entrou em resolução fogo no Alto de Fiães em Alijó

Entrou em resolução fogo no Alto de Fiães em Alijó

O incêndio que na quarta-feira reativou no Alto de Fiães, em Alijó, entrou em fase de resolução às 03:16 de hoje, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Lusa / Adicionar como fonte informativa

O fogo deflagrou pelas 18:00 de terça-feira, esteve em resolução e reativou durante a tarde de quarta-feira na zona do Alto de Fiães, freguesia de Vilar de Maçada, no distrito de Vila Real.

As chamas lavraram numa zona de mato e de pinhal, sem colocar aldeias em risco.

No local permanecem 53 operacionais e 20 viaturas.

Segundo a página da Internet da ANEPC, no distrito de Vila Real estão ativos esta manhã três incêndios rurais, um em Sabroso de Aguiar, Vila Pouca de Aguiar, que mobiliza 96 operacionais e 33 viaturas, outro em Chaves, no Planalto de Monforte, onde estão 32 operacionais e 12 viaturas, e ainda outro em Valongo, Valpaços, que tem 16 operacionais e cinco viaturas.

Os fogos de Vila Pouca de Aguiar e de Chaves já lavram desde segunda-feira, sendo que, em Monforte, foi dado como resolução às 21:10 de quarta-feira e reativou às 05:22 de hoje.

Dos quatro fogos que lavravam na quarta-feira no concelho de Vila Pouca de Aguiar, três entraram em fase de resolução, estando ainda ativo o que deflagrou em Sabroso de Aguiar, mas já com 80% da área dominada.

Sete pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas nos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam perto de 76 mil hectares.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.

Tópicos
PUB