"Estamos a tornar vulneráveis a um sismo muitos dos nossos edifícios"

por João Fernando Ramos

"Estamos a tornar vulneráveis a um sismo muitos dos nossos edifícios".
É a Ordem dos Engenheiros quem lança o alerta: em Portugal, os edifícios antigos que estão a ser reabilitados não precisam de ter regras de construção anti-sísmica.
Paulo Ribeirinho Soares é perentório: "O "licenciamento zero" do que aparentemente são pequenas alterações do interior dos edifícios pode causar problemas sérios de estabilidade". "Estamos a deixar vulneráveis a um sismo muitos dos nossos edifícios".

A lei portuguesa permite demolir paredes, ou acrescentar cargas noutras outras zonas de um edifício sem supervisão de um engenheiro. Aquilo que são consideradas pequenas obras de remodelação interior não estão tão pouco sujeitas a projeto ou licenciamento.

A Ordem dos Engenheiros alerta para este problema que pode causar a fragilização das estruturas de uma construção que até pode originalmente obedecer à legislação que previne os riscos sísmicos no nosso país.

No Jornal 2 Paulo Ribeirinho Soares lembra que a supervisão de um técnico poderia validar as obras, e sugerir medidas mitigadoras caso fosse detetada a necessidade de tal.

O sismo de Itália vem novamente deixar a descoberto a alegada fragilidade dos edifícios.

Um estudo de 2008 dizia que apenas 14% dos edifícios naquela que é uma das zonas de maior risco sísmico do país respeitavam as normas de segurança.

No nosso pais a Ordem dos engenheiros reclama urgência na alteração da lei, lembrando que em Portugal o risco, apesar de catalogado como moderado, não pode deve ignorado.
pub