Exército tem hoje no terreno 467 militares no apoio à proteção civil

por Lusa

Lisboa, 17 ago (Lusa) -- O Exército tem hoje no terreno 467 militares, 111 viaturas e três máquinas de rasto no apoio ao combate aos incêndios, confecionando, diariamente, 1.000 refeições em cozinhas de campanha nas localidades de Vila de Rei e Mação.

Em comunicado, no qual faz o ponto da situação do apoio no combate aos incêndios, o Exército refere que, no âmbito da colaboração em missões de proteção civil, o Exército tem empenhados no dia de hoje no "apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a diversos municípios, um total de 467 militares, 111 viaturas e três máquinas de rasto".

O Exército tem, assim, no terreno 59 patrulhas que "exercem ações de vigilância em 11 áreas de patrulhamento nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Leiria, Lisboa e Faro".

Estão ainda no apoio ao combate aos incêndios "11 Pelotões de Rescaldo e Vigilância Pós-Incêndio e três Destacamentos de Engenharia" nas regiões de Vila de Rei (Castelo Branco), Mata Loba (Braga), Aboboreira (Mação) e Louriçal do Campo (Castelo Branco).

"O Exército confeciona, diariamente, 1.000 refeições em cozinhas de campanha projetadas para as localidades de Vila de Rei e Mação, destinadas a todos os operacionais envolvidos nestes teatros de operações, incluindo os militares da Unidade Militar de Emergência espanhola", é ainda referido no comunicado.

Desde quarta-feira foram retiradas para o Regimento de Apoio Militar de Emergência 23 pessoas do lar de idosos, da freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes.

O Exército destacou também uma equipa de apoio psicológico composta por cinco militares.

Este ano, o Exército já colocou no terreno, no apoio ao combate aos incêndios, 6.382 militares, 1.698 viaturas e 47 máquinas de rasto deste ramo das Forças Armadas.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 18:37, eram sete as ocorrências consideradas "importantes", sendo o incêndio de Mação, distrito de Santarém aquele que mobiliza mais meios, com 890 operacionais no terreno, apoiados por 266 meios terrestres e 13 meios aéreos.

JF // VAM

 

Tópicos
pub