Falta de médicos. Urgências de obstetrícia fechadas em vários pontos do país

por RTP
Nuno Patrício - RTP

Este domingo, todas as urgências de obstetrícia da margem sul estão fechadas e não recebem grávidas. O problema deve-se à falta de médicos nos quadros dos hospitais e ao facto de os médicos tarefeiros terem marcado férias a coincidir com o fim de semana prolongado. Mas a falta de clínicos e a rutura de serviços de urgência estende-se a outros hospitais do país.

Em Braga, por exemplo, o serviço de urgência de obstetrícia está encerrado até às 8h00 de segunda-feira. Profissionais de saúde contaram à RTP que o serviço de urgência deste hospital do Norte está "um caos" e que "há doentes que estão para ser atendidos desde ontem".

Contactada pela RTP, a administração do Hospital de Braga não comenta esta situação. Quanto ao serviço de obstetrícia, o hospital garante que "está em articulação" com outras unidades da região.

Já na região de Lisboa e Vale do Tejo, tanto no Hospital de Santa Maria como na Maternidade Alfredo da Costa a "situação está tranquila". Contudo, segundo apurou a RTP, com a falta de médicos a noite terá sido mais complicada nos serviços de urgência.

Embora na maioria dos hospitais da Grande Lisboa o tempo de espera seja curto em casos urgentes, os dados só serão conhecidos depois de Administração Regional de Saúde os divulgar.

pub