Ferraz da Costa frisa que há países onde nem sequer é paga indemnização trabalhadores despedidos

por Sandra Henriques

O presidente do Fórum para a Competitividade, Pedro Ferraz da Costa, lembra que há países onde nem sequer é paga indemnização a um trabalhador que é despedido.

Em entrevista ao jornalista da Antena1 Nuno Rodrigues, Ferraz da Costa comenta a informação de que o governo pretende reduzir as indemnizações por despedimento para 12 dias por cada ano de trabalho.

“A sociedade portuguesa está toda treinada para achar que é muito pouco. As pessoas que deviam tentar pôr em perspetiva internacional o que o governo pretende fazer, mas normalmente não se dão ao trabalho de o fazer”, começa por referir.

“Os países escandinavos – e esta informação é recente porque houve há pouco tempo uma conferência na Gulbenkian em que foram analisados os modelos sociais dos países escandinavos – não pagam indemnizações. As pessoas têm [apenas] direito a subsídios de desemprego”, acrescenta.

O Ministério da Economia já confirmou a nova meta de 12 dias por cada ano de trabalho, que ainda vai ser debatida com os parceiros sociais.

pub