Frio. Autarquias e Proteção Civil com planos de contingência para sem-abrigo

por RTP
Algumas estações do Metro de Lisboa vão estar abertas para receber pessoas sem-abrigo durante a noite José Manuel Ribeiro - Reuters

Portugal Continental terá temperaturas mais baixas durante esta semana que podem chegar aos sete graus negativos. Várias autarquias em conjunto com a Proteção Civil e a Cruz Vermelha colocaram em prática planos de contingência para dar guarida aos sem-abrigo.

O aviso foi lançado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que coloca vários distritos em alerta amarelo a partir desta noite.

Em vários locais do país as temperaturas vão, ao longo do dia, caminhar para valores muito baixos, que podem chegar aos sete graus negativos.

Miguel Cruz, Comandante da Proteção Civil, deixa alguns conselhos para enfrentar esta descida da temperatura.

Com o tempo frio, alerta também a ANPC, num aviso à população, podem verificar-se intoxicações por inalação de gases por inadequada ventilação de habitações com lareiras e braseiras, sendo que as mesmas podem provocar incêndios.

A Proteção Civil pede ainda à população para ter atenção a familiares e vizinhos que possam precisar de apoio, como idosos, crianças e pessoas com patologias crónicas.
Lisboa e Porto com planos de ajuda para os sem-abrigo
A Câmara do Porto acionou esta segunda-feira um plano de contingência de apoio aos sem-abrigo. A estação de metro do Bolhão vai ficar aberta durante três noites e o antigo Hospital Joaquim Urbano vai funcionar como alojamento de emergência.

Também a Câmara de Lisboa vai ativar o plano de contingência para proteger as pessoas sem-abrigo. Quatro estações de metro vão estar abertas durante a noite por causa das baixas temperaturas.

GNR vai dar apoio especial a idosos devido frio
Por causa do frio, a GNR vai reforçar as ações de vigilância e realizar um apoio especial junto dos mais de 45 mil idosos que vivem isolados. A Guarda vai aconselhar e sensibilizar para as baixas temperaturas que se vão sentir nos próximos dias, principalmente nas zonas centro e norte.

Segundo a GNR, cerca de 400 militares afetos diariamente à população idosa vão direcionar o patrulhamento para as residências, transmitindo alguns dos conselhos, nomeadamente evitar dormir e descansar próximo dos equipamentos de aquecimento e proteger devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio.
Frio leva Cruz Vermelha de Leiria a disponibilizar alojamento
A Cruz Vermelha disponibiliza alojamento para pessoas que residam em condições habitacionais muito precárias, enquanto decorrer a vaga de frio, numa medida conjunta com a Câmara de Leiria face às baixas temperaturas previstas nos próximos dias.

O plano de ação está a ser desenvolvido em articulação com a Cruz Vermelha e Centro de Acolhimento, no sentido de serem acionadas medidas de apoio a pessoas em situação de grave vulnerabilidade social.
Câmara de Évora ativa plano para apoio aos sem-abrigo devido ao frio
A Câmara Municipal de Évora ativou o plano de contingência para apoio e proteção de emergência aos sem-abrigo do concelho, devido ao tempo frio, disponibilizando um centro de acolhimento e refeições quentes.

As equipas de rua, compostas por técnicos de várias entidades, vão sensibilizar os sem-abrigo para proteção contra o frio, dar indicações da abertura do centro de acolhimento de emergência e verificar necessidades de alimentação, vestuário, agasalhos ou cuidados de saúde.

O autarca indicou que o Monte Alentejano, espaço municipal localizado próximo do centro histórico da cidade, "vai estar aberto hoje e amanhã à noite", entre as 18 horas e as 08 horas, para oferecer um teto e refeições quentes a quem necessitar.

Matosinhos encaminha pessoas sem-abrigo para associação local devido ao frio
Devido à descida das temperaturas, a Câmara Municipal de Matosinhos vai encaminhar, já a partir de segunda-feira, as pessoas sem-abrigo para uma associação local e a polícia municipal vai ter um piquete noturno.

As pessoas sem-abrigo vão ser conduzidas para a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (Adeima), no conjunto habitacional da Seara, perto do centro da cidade, onde lhes serão disponibilizadas camaratas de campanha com colchões e cobertores, alimentação e higiene, explicou.
Ativado programa de contingência para o frio em Coimbra
A Câmara de Coimbra acionou o nível amarelo do Programa Municipal de Contingência para Vagas de Frio, pelo menos até quarta-feira, iniciativa que se dirige "sobretudo às populações mais vulneráveis do concelho, nomeadamente aos sem-abrigo".
pub