Frio. Centro de apoio a sem-abrigo não entende demora nos planos de contingência

por Antena 1

Foto: Pedro A. Pina - RTP

Os últimos dias e noites têm sido particularmente frios. Mas ainda não foram acionados, quer no Porto quer em Lisboa, os planos de contingência que mantêm abertas certas infraestruturas, para que os sem-abrigo possam aí abrigar-se.

Há já quem peça para ir para locais menos expostos às baixas temperaturas, mas infelizmente os locais definidos para tal ainda não estão acessíveis.

A coordenadora do CASA do Porto, Natália Coutinho, compreende a existência de regras, mas lamenta que sejam seguidas à risca.

Na cidade do Porto, a Câmara ainda não ativou o plano, sublinha Natália Coutinho, referindo que isso só acontece quando se perspetivam três dias consecutivos de temperaturas abaixo dos três graus.

Já a Câmara de Lisboa ativa esta terça-feira, a partir das 18h00, o plano de contingência para proteger os sem-abrigo do frio. Em comunicado, a autarquia adianta que vai haver mais locais, para apoio e distribuição de comida e agasalhos.

As estações de metro do Rossio, Santa Apolónia e Oriente também ficam abertas durante a noite.

Enquanto isso e nestas noites frias, ainda sem planos ativados da Proteção Civil, as associações procuram minimizar os efeitos do frio.
pub