Garcia Pereira afirma que regras para jornalistas matam mensageiro

O advogado Garcia Pereira critica as propostas de uma auditoria da Procuradoria-Geral da República que defende que os jornalistas suspeitos de violação do segredo de justiça sejam alvo de escutas, buscas domiciliárias nas suas residências e nas redações, apreensão de meios informáticos, e multas de valor elevado.

Sandra Henriques /

Foto: Antena 1

“Está-se a querer matar o mensageiro com medidas desse tipo. O que eu esperaria, desculpe-se a ironia, é que o Ministério Público propusesse a realização de escutas, de buscas domiciliárias e nos locais de trabalho aos procuradores da República”, afirma o advogado à Antena 1.

Garcia Pereira refere ainda que nesse caso “acreditaria que o Ministério Público estaria seriamente empenhado em terminar com o jogo absolutamente perverso em que o processo penal se transformou em Portugal como instrumento de ataque a adversários políticos e de homicídios de caráter de cidadãos incómodos que são essas fugas ao segredo de justiça absolutamente cirúrgicas”.

PUB