Global Media anuncia que não vai pagar salários de dezembro

por RTP
Foto: João Marques - RTP

O Global Media Group (GMG) informou esta quinta-feira os trabalhadores que não irá pagar os salários referentes ao mês de dezembro. Numa nota interna, a comissão executiva do grupo salienta que a situação financeira é "extremamente grave".

“Apesar dos esforços desenvolvidos ao longo das últimas semanas no sentido de assegurar em tempo útil o processamento dos salários referentes ao mês de dezembro, a Comissão Executiva vê-se obrigada a informar todos os trabalhadores do Global Media Group não existirem, à data de hoje, condições que permitam o pagamento dos salários deste mês”, lê-se na nota enviada aos trabalhadores esta quinta-feira.

A situação financeira é “extremamente grave” em particular após “o inesperado recuo do Estado português no negócio já concluído para a aquisição das participações que o grupo possui na agência Lusa”, devido também a uma “injustificada suspensão da utilização de uma conta caucionada existente no Banco Atlântico Europa há cerca de 6 anos”.

O Global Media Group abrange vários órgãos de comunicação social, incluindo o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, O Jogo, entre outras publicações e meios.O GMG denuncia ainda o “aproveitamento político-partidário que, em época pré-eleitoral, tem sido feito em redor do grupo”.

Neste momento, a Comissão Executiva não pode adiantar nem se comprometer com qualquer data para o pagamento dos salários de Dezembro, podendo unicamente garantir estar a fazer todos os esforços para que o atraso desse pagamento seja o menor possível”, acrescenta a nota.

A comissão executiva diz-se “ciente” das graves dificuldades que esta situação implica e o “óbvio sentimento de revolta que o não-pagamento de salários obviamente gera”.

Apela, ainda assim, à “compreensão possível por parte de todos os funcionários” e pede o “empenho possível durante este período que pretendemos ser o mais breve possível”.

Esta nota enviada aos trabalhadores anuncia ainda que está a ser adotado “um conjunto de medidas que garantam a sobrevivência e normalização de procedimentos”. O objetivo é salvaguardar “a viabilização e a salvação das diferentes marcas” e do próprio grupo Global Media.
Tópicos
pub