Governo preocupado com impacto das notícias sobre abusos sexuais nas vítimas

por RTP
Romina Farías - Unsplash

O Governo está preocupado com o impacto que as notícias sobre abuso sexual causam nas vítimas deste tipo de crimes. Numa nota enviada às redações, a Secretária de Estado da Igualdade realça que estes relatos estão a provocar graves situações de ansiedade e angústia porque recordam as vítimas sobre os seus próprios casos.

Numa nota enviada à comunicação social esta sexta-feira, o Governo alerta que os relatos sobre abusos “confrontam as vítimas de violência sexual com as suas próprias histórias de abuso, desencadeando altos níveis de ansiedade e angústia e situações de crise”.

Por este motivo, a Secretaria de Estado da Igualdade apela à consciencialização social e sublinha “ser imprescindível nesta fase garantir que, ao mesmo tempo da divulgação de notícias sobre o tema, sejam divulgados contactos de organizações de apoio a vítimas de violência sexual”.

O Governo lembra, por isso, que existem associações especializadas a que podem recorrer como ajuda nesta fase, como a associação Quebrar o Silêncio, destinada a apoiar rapazes e homens que foram abusados, a associação Mulheres Contra a Violência e ainda o projeto Emancipação, Igualdade e recuperação da UMAR.

Os contactos podem ser consultados abaixo.

Linhas de apoio:

Quebrar o silêncio

Telefone: 910 846 589
Email: apoio@quebrarosilencio.pt

Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV

Telefone: 213 802 165
Email: ca@amcv.org.pt

Emancipação, Igualdade e Recuperação - EIR UMAR

Telefone: 914 736 078
Email: eir.centro@gmail.com
Tópicos
pub