Governo quer reflectir sobre sistema de salvamento
O ministro da Defesa manifestou a vontade do Governo de reflectir sobre o sistema de salvamento no mar, após um encontro com um representante dos pescadores que reinvindica mais segurança.
"Podemos e devemos fazer uma reflexão sobre aquilo que é o sistema de coordenação, os meios e os procedimentos [de salvamento]" disse o ministro Nuno Severiano Teixeira em conferência de imprensa no ministério da Defesa, após ter recebido o mestre José Festas com os secretários de Estado da Agricultura e Pescas e da Defesa.
Severiano Teixeira sublinhou que "não quer dizer que as coisas estejam mal".
"Temos um sistema de busca e salvamento que está a funcionar e a funcionar com muito sucesso em muitos casos. Há um em que não teve mas isso significa que nós devemos melhorar e aperfeiçoar aquilo que for aperfeiçoável", argumentou o governante.
O mestre José Festas preside a uma comissão designada "Pró- segurança maior dos homens do mar", criada após o naufrágio de um barco de pesca sexta-feira na Nazaré que matou seis pessoas, e foi hoje recebido também pelo assessor do Presidente da República para a Segurança Nacional, Abílio Morgado.
O ministro da Defesa sublinhou que "o que é preciso ver é se há algo a melhorar em relação aos procedimentos e algo a melhorar em relação aos meios".
"Essa é a reflexão que temos de fazer", disse.
Severiano Teixeira ressalvou contudo que "uma coisa é uma reflexão geral sobre meios, procedimentos e sistemas de conduta, outra coisa é um caso concreto", referindo-se ao naufrágio de sexta-feira.
Em relação a este acidente, o ministro reafirmou que foi pedida uma averiguação através de dois relatórios, um deles ainda preliminar, documentos recebidos hoje no ministério da Defesa.
Severiano Teixeira escusou-se a avançar o conteúdo dos relatórios ou conclusões, justificando que têm de ser analisados em profundidade: "neste momento não posso nem devo fazer um comentário aos relatórios", disse.
O ministro afirmou ainda que em nome do primeiro-ministro, transmitiu a José festas as condolências do governo às famílias enlutadas pelo naufrágio de sexta-feira.
O ministro disse ainda que o processo de averiguações estará concluído dez dias úteis depois do pedido de inquérito, que foi feito na sexta-feira passada.
Após o encontro de hoje, o mestre José Festas disse aos jornalistas estar "satisfeitíssimo" por ter sido recebido pelo ministro da Defesa, afirmando partir com "um sentimento de vitória".
José Festas vai ainda tentar entregar o documento ao ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva (apesar de no encontro com Severiano Teixeira ter estado igualmente presente o secretário de Estado da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira), e na Assembleia da República, aos líderes dos grupos parlamentares.