Hospital de Santa Maria teve 15 bebés colonizados com bactéria multirresistente

O Hospital de Santa Maria indicou esta sexta-feira que, desde a semana passada, teve 15 bebés internados em neonatologia infetados com a bactéria multirresistente Klebsiella pneumoniae, que obrigou a encerrar o serviço. Três tiveram alta. Há notícia de uma morte, mas a unidade não estabelece uma relação causal.

RTP /
O serviço de neonatologia do hospital mantém-se fechado a novas admissões e os bebés "não foram nem vão ser transferidos" para outras unidades Pedro A. Pina - RTP

André Graça, diretor do serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria, confirmara à RTP, na quinta-feira, a morte de um recém-nascido que havia sido colonizado pela bactéria. Contudo, não pode ser estabelecida uma relação causal, segundo o diretor clínico do Centro Hospitalar Universtário Lisboa Norte, Rui Tato Marinho.
De acordo com o Centro Hospitalar, os bebés positivos estão clinicamente estáveis e o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos do CHULN está a seguir a situação à luz das normas da Direção-Geral da Saúde. Estão atualmente internados 11 bebés colonizados com a bactéria e outros dois negativos para a infeção.

O serviço de neonatologia do hospital mantém-se fechado a novas admissões e os bebés "não foram nem vão ser transferidos" para outras unidades.

"A resposta nesta área é assegurada por meios internos do CHULN e através de articulação com a rede durante os procedimentos de boas práticas necessários para resolver a situação", garante a unidade.

Ao início da tarde desta sexta-feira, a neonatologista Raquel Gouveia e o diretor de infecciologia do Hospital de Santa Maria, Álvaro Ayres Pereira, fizeram um ponto de situação. Trata-se de bebés "frágeis", mas que "estão estáveis".

A deteção da bactéria multirresistente Klebsiella pneumoniae acabou por acelerar a passagem do serviço de neonatologia para o Hospital de São Francisco Xavier, que deveria ocorrer na próxima semana por causa das obras do bloco de partos de Santa Maria.

c/ Lusa

PUB