Hospital de Santarém com duas novas salas operatórias

por Lusa

Santarém, 24 jun (Lusa) -- O Hospital de Santarém anunciou hoje a entrada em funcionamento de duas novas salas operatórias, que representam a primeira fase "de um grande projeto de remodelação e de requalificação dos blocos operatórios, em curso".

Em comunicado, o conselho de administração do Hospital de Santarém afirma que, com as duas novas salas operatórias, os serviços cirúrgicos "passam a dispor das melhores condições para o desempenho dos profissionais, com elevada segurança e qualidade".

Uma das salas é vocacionada para a Ortopedia e Traumatologia e a outra para a Cirurgia Geral e Especialidades Cirúrgicas.

Com estas novas estruturas, "o hospital recupera estabilidade para a cirurgia e atividade operatória", afirma ainda o conselho de administração.

A necessidade de intervenção nos blocos operatórios do Hospital de Santarém tornou-se evidente no verão de 2013 devido ao deficiente funcionamento do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, que data da altura da construção do hospital, em 1985.

A necessidade de transferir doentes para outros hospitais registada no verão de 2014 gerou contestação na opinião pública e nos órgãos autárquicos da região, tendo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo anunciado, em setembro desse ano, que este serviço iria encerrar previsivelmente nos primeiros meses de 2015 para uma "intervenção profunda".

No âmbito do processo entretanto desencadeado, o capital estatutário do Hospital de Santarém foi reforçado em setembro de 2015 em 1,8 milhões de euros, exclusivamente para investimentos, "permitindo alavancar a totalidade do orçamento previsto para as obras dos blocos operatórios".

Em maio último, o presidente do conselho de administração do Hospital de Santarém, José Josué, disse à Lusa que a obra, a candidatar a fundos comunitários e orçada em 5,5 milhões de euros, estava em condições para avançar assim que houvesse aval da tutela.

Tópicos
pub