Incêndio de Góis já está dominado, autoridades continuam no terreno

por RTP

O incêndio de Góis foi dado como dominado às 07h41 desta quinta-feira. O comandante operacional Carlos Luís Tavares refere no entanto que as próximas horas serão delicadas e de grande trabalho devido às temperaturas elevadas e o tempo seco, que poderão facilitar reativações.

Por isso, as autoridades continuam no terreno para consolidar o rescaldo durante esta quinta-feira, com o apoio de 1010 operacionais, 284 veículos e seis meios aéreos.

Este incêndio que lavrava desde o início da semana atingiu os concelho de Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra, numa área de cerca de 20 mil hectares.

Durante os últimos dias, várias aldeias da zona foram evacuadas. O objetivo das autoridades é continuar a garantir a segurança dos habitantes e levá-los até suas casas de forma gradual.

Sobre as características do incêndio que ditaram a durabilidade deste incêndio, Carlos Luís Tavares destacou a grande velocidade do vento, as condições atmosféricas adversas e a orografia "difícil" para a deslocalização de meios para as frentes de fogo.
pub