Incêndio na Pampilhosa da Serra em fase de rescaldo

por RTP
Rafael Marchante/Reuters

O incêndio que deflagrou no sábado em Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, entrou em fase de rescaldo, mas mobiliza ainda mais de 300 operacionais, informou o CDOS de Coimbra.

"O fogo foi dominado às 22h19 de sábado e passou à fase de rescaldo às 00h53 de hoje" disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Às 08h30 deste domingo, o rescaldo mobilizava 303 operacionais apoiados por 103 viaturas, e ainda por um meio aéreo, de acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"Dado a grande dimensão da área, a densidade da vegetação e as características do terreno a operação de rescaldo será demorada", afirmou a mesma fonte.

O incêndio em Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra (Coimbra), deflagrou às 13h09 de sábado, chegando a ter duas frentes que foram combatidas por 551 bombeiros, apoiados por 157 veículos e 14 meios aéreos.

No sábado, o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, disse que o combate ao fogo esteve "muito complicado", devido ao vento que se estava a levantar durante a tarde "com grande intensidade".

O incêndio deflagrou numa área "densamente povoada de pinheiro", prosseguiu o autarca, acrescentando que "é mais uma perda enorme para o concelho", mas houve "povoações em perigo".

O Comando Territorial da GNR de Coimbra adiantou que o troço da estrada municipal 546 entre Janeiro de Baixo e Janeiro de Cima esteve cortado ainda durante a tarde de sábado devido ao fogo.

C/ Lusa

Tópicos
pub