Incêndios. Fogo em Ourém dado como dominado

por Andreia Martins - RTP
Nuno André Ferreira - Lusa (arquivo)

Em declarações à RTP, o 2.º Comandante distrital de Santarém, João Pitacas, adiantou esta segunda-feira que o incêndio em Ourém está em fase de resolução desde as 7h00 após o combate às chamas durante a noite.

Ao início da manhã, pelas 9h00, cerca de 400 operacionais e mais de 120 meios terrestres estavam destacados na zona de Rio de Couros, Soalheira, Ramalheira e Casal do Ribeiro

Mesmo em fase de resolução, as autoridades vão manter o dispositivo terrestre a efetuar trabalho de consolidação e vigilância, a postos para responder a reativações.

João Pitacas reconhece que há preocupação tendo em conta as previsões meteorológicas para o dia de hoje, mas garante que os bombeiros vão continuar os trabalhos de resolução e apela à sociedade para que evite comportamentos de risco.

Para esta segunda-feira, as temperaturas em Ourém poderão chegar até aos 35.º graus segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O responsável confirma ainda que foi necessário defender povoações durante o dia de domingo e que a prioridade foi mesmo a aposta nessas ações de defesa. Não há registo de desalojados ou deslocados.

No domingo, dois civis tiveram de receber assistência após a inalação de fumo. João Pitacas, 2.º Comandante distrital de Santarém, adianta no entanto que não há feridos a registar do combate às chamas durante o período noturno.

Devido a este incêndio que deflagrou no domingo, a praia fluvial do Agroal foi evacuada e estará interdita durante o dia de segunda-feira por precaução.
Tópicos
pub