Infarmed. Bébé Matilde vai receber injeção de Zolgensma

por RTP
Os pais de Matilde recolheram donativos num valor superior a dois milhões de euros DR

A bebé Matilde vai receber uma de duas injeções do medicamento norte-americano Zolgensma, que custa 1,9 milhões de euros. A autorização do Infarmed foi conhecida esta quinta-feira, após semanas de campanha e doações para o medicamento poder ser adquirido e ministrado.

Matilde tem três meses e sofre de Atrofia Muscular Espinhal tipo 1. O Zolgensma é apresentado como terapia genética dirigida à raiz da doença de que sofre a bebé, de dose única e no valor de quase dois milhões de euros.A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença genética rara, e o tipo I é a sua forma mais grave.

O medicamento ainda só foi aprovado nos Estados Unidos e continua em apreciação na Agência Europeia do Medicamento.

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, acabou por consentir na sua aquisição e aplicação, não só à bebé Matilde mas também a outro caso.

Rui Santos Ivo, presidente da entidade, tinha prometido, no início do mês de julho, brevidade na resposta a um eventual pedido de autorização especial da equipa médica que acompanha Matilde. O pedido é necessário nos casos de medicamentos ainda não introduzidos em Portugal.

A bebé estava internada Hospital de Santa Maria, em Lisboa, mas teve alta esta quinta-feira, indo para casa com os pais, os quais deixaram uma mensagem de agradecimento pela "preocupação e carinho" e antes de se saber da decisão do Infarmed quanto ao Zolgensma.

Os pais de Matilde recolheram donativos num valor superior a dois milhões de euros, custo do medicamento Zolgensma, da empresa Avexis, que pertence à farmacêutica Novartis, depois de o caso da bebé ter sido divulgado.

O Zolgensma deverá ser comparticipado a 100 por cento pelo Estado, tal como acontece com o Spinraza, o medicamento utilizado até agora no tratamento da Atrofia Muscular Espinal de que sofre Matilde.


Tópicos
pub