Investigação do caso de Maddie McCann. Segundo dia de buscas na barragem do Arade

por RTP

Foto: Ricardo Nascimento - Lusa

Na terça-feira, primeiro dia de buscas, não foram reportados elementos relacionados com o desaparecimento de Madeleine McCann. A operação foi desencadeada por uma investigação da polícia alemã, que suspeita do envolvimento de Christian Bruckner no desaparecimento da criança britânica, em 2007.

O pedido para a realização destas buscas no Arade, a 50 quilómetros da Praia da Luz, local de onde Maddie McCann desapareceu, partiu das autoridades alemãs. Mas a operação está também a ser acompanhada pela Polícia Metropolitana de Londres.
Os repórteres Helena Figueiras e Duarte Baltazar têm estado a acompanhar os trabalhos dos investigadores na bacia da barragem do Arade.

Com o mau tempo do final do dia de terça-feira, as buscas foram suspensas durante horas. As autoridades estão a ponderar se há necessidade de prolongar por mais um dia as operações.

A Polícia Metropolitana de Londres confirmou, na terça-feira, à RTP estar a colaborar com a investigação e agradeceu à polícia portuguesa de investigação criminal a possibilidade de estar presente.

Mark Cranwell , inspetor-chefe britânico, adiantou estar no terreno para poder informar a família MacCann de “quaisquer desenvolvimentos”. O responsável acrescentou que a polícia britânica “continua a trabalhar e a apoiar os seus colegas em Portugal e na Alemanha, nas suas investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann”.

Para a barragem foram destacados vários inspetores e peritos. As buscas contam ainda com cães pisteiros, sensores, drones e uma lancha.
Espaço aéreo com restrições

De resto, o espaço aéreo sobre o perímetro onde decorre a operação policial está reservado até às 22h00 desta quarta-feira.

“Não são permitidos voos, exceto aeronaves de Estado, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios”,
lê-se num quadro referente às áreas temporariamente proibidas divulgado na página da Autoridade Aeronáutica Nacional.

Segundo aquela autoridade, o espaço aéreo está reservado desde as 5h00 de terça-feira num raio de seis milhas náuticas (cerca de 11 quilómetros) e a uma altitude abaixo dos dois mil pés (cerca de 610 metros).

Esta medida implica a proibição da utilização de drones pela comunicação social para captar imagens aéreas no local onde decorrem os trabalhos
.

Madeleine MacCann desapareceu na Praia da Luz, em Lagos, há 16 anos. Tinha então três anos de idade.
pub