Mais de metade das queixas de saúde feitas à DECO são sobre privados

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

A DECO recebeu em 2018 cerca de 2.500 queixas ou reclamações sobre os serviços de saúde. 60 por cento destes contactos dizem respeito ao setor privado. A maior parte das queixas referem-se ao tempo de espera na urgência, no atendimento nos estabelecimentos de saúde e também na qualidade do serviço prestado.

O volume de queixas tem sido constante nos últimos três anos. A jurista da DECO Carolina Gomes, o setor da saúde não é o que mais reclamações tem, "o que não significa que seja um setor sem problemas".

"Verificamos que ainda existe uma grande dificuldade no reconhecimento e exercício dos direitos por parte dos consumidores, nomeadamente no que concerne ao direito a reclamar", disse Carolina Gomes à Lusa hoje, quando se assinala o Dia do Doente.


O desconhecimento dos seus direitos torna os consumidores "menos exigentes", num setor "com tantas ou mais exigências" do que outros serviços.

"Noutros setores, o incumprimento dos parâmetros de qualidade gera compensações para os consumidores. Isso ainda não acontece na saúde. É importante que os consumidores tenham a literacia necessária para ser exigentes", defende.
"Saúde a quem tem direito"
Para ajudar a inverter esse desconhecimento, a Deco lança hoje a campanha "Saúde a quem tem direito".

"O objetivo é dar aos consumidores conhecimento sobre os seus direitos enquanto utentes de saúde, permitindo um exercício mais pleno e um comportamento mais esclarecido no sistema de saúde", explicou Carolina Gomes.

A campanha é dirigida a todos os cidadãos e utentes dos serviços de saúde, tendo em atenção "os grupos mais vulneráveis", que têm menos acesso à informação.



A Deco preparou vídeos explicativos sobre os vários direitos dos utentes e utilizadores dos serviços de saúde que estarão disponíveis na internet e que deverão também passar em monitores em algumas farmácias e em unidades de saúde familiar, através de uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias e com a Associação das USF.

c/Lusa
Tópicos
pub