Marcelo Rebelo de Sousa defende pacto de regime para salvar o jornalismo

por Antena 1

Foto: Manuel de Almeida - Lusa

O presidente da República apela à intervenção da classe política na crise de financiamento que afeta a comunicação social. Marcelo Rebelo de Sousa defende mesmo um pacto de regime para salvar o jornalismo, que diz ser essencial à saúde democrática.

O chefe de Estado também pede mais transparência em relação aos acionistas de órgãos de informação. Ideias transmitidas na abertura do Congresso dos Jornalistas, em Lisboa.

No meio da crise a envolver o grupo Global Media, dois administradores deste grupo decidiram apresentar a demissão: Filipe Nascimento e Paulo Lima de Carvalho dizem não ter condições para permanecer no cargo, perante os problemas económicos do grupo.

Por falta de pagamento dos salários, os trabalhadores do Jornal de Notícias e do diário desportivo O Jogo anunciaram a suspensão dos contratos de trabalho.

Ouvida pela Agência Lusa, a presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, explica que a questão da transferência de salários ultrapassa as competências do organismo.
Helena Sousa diz também que em breve haverá uma decisão da ERC sobre a questão do grupo Global Media.
A presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação, entidade que tem sido alvo de queixas, por falta de intervenção para prevenir esta crise na Global Media.

Questionado pela Antena 1 sobre esta matéria, o advogado Garcia Pereira, especialista em direito do trabalho, acredita que os gestores do grupo estão a cometer ilegalidades.
pub