Márcia Rodrigues regressou ao Jornal 2 onde foi pivot

por RTP

Márcia Rodrigues foi enviada especial a cenários de guerra e a grandes eventos internacionais, editora de Política Internacional, correspondente da RTP em Washington e pivot do Jornal 2.

Com especialização em política internacional, Márcia Rodrigues foi pivô do segmento noticioso da RTP 2 e considera que "era o espaço certo".

"O Jornal 2 tinha um perfil muito diferente dos jornais do canal 1. Era um jornal que tinha mais espaço para explicar acontecimentos mais complexos, como é o caso da política internacional", explicou em entrevista à RTP 2.

Antes de ser pivot, a jornalista foi repórter, como contou. Márcia Rodrigues foi enviada especial a 54 países e admite ter tido "o privilégio de ser correspondente da RTP" nos Estados Unidos e de trabalhar com jornalistas norte-americanos que considera serem "grandes estrelas internacionais de jornalismo".

Atualmente, a jornalista está à frente do programa "Janela Global", na RTP 3, e acredita que a matéria internacional tem "muito peso" na atual agenda mediática.

"Tem muito mais do que tinha, e não há muitos anos", afirmou. "Há muito mais cadeias de televisão em Portugal (...) e há mais programas de informação. E os jornais começaram a dar mais informação internacional".

Antes, lembrou, "era muito difícil colocar nos principais jornais (...) muita informação, a não ser no canal 2 da RTP".

Depois de ter entrevistado tantas figuras internacionais ao longo da sua carreira, Márcia Rodrigues recorda a entrevista ao Dalai Lama.
pub