Maternidades de Santa Maria e Caldas da Rainha fecham para obras no verão

por RTP
As grávidas abrangidas pelas unidades objeto de obras vão ser encaminhadas para os hospitais públicos mais próximos João Marques - RTP

A região de Lisboa e Vale do Tejo vai ter dois blocos de partos encerrados para obras durante o verão – nos hospitais de Santa Maria e das Caldas da Rainha. As grávidas vão ser encaminhadas para as unidades públicas mais próximas. O plano a vigorar até setembro, gizado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, prevê que continuem a funcionar 27 das 41 maternidades do país.

A maternidade do Hospital de Santa Maria vai encerrar a partir de agosto, assim permanecendo durante um ano. As grávidas passam a ser assistidas no Hospital de São Francisco Xavier.

Até começar a atentar grávidas que seriam abrangidas por Santa Maria, a maternidade do São Francisco Xavier vai ser intervencionada, de forma a reforçar a capacidade.

"Esta unidade foi construída há poucos anos, projetada para 4.500 - cinco mil partos, dedicada à área materno-infantil e possui excelentes condições de humanização e segurança, com circuitos dedicados", assinala a Direção Executiva do SNS.

o bloco de partos das Caldas da Rainha vai encerrar em junho e deve reabrir em novembro. Neste caso, o atendimento será assegurado pelo Hospital de Leiria.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo, que fechava de modo rotativo aos fins de semana, torna assim funcionar de forma ininterrupta sete dias por semana, "sem períodos de contingência, de forma a apoiar este processo".O Hospital Distrital de Santarém mantém os encerramentos rotativos ao fim de semana.

A região de Lisboa e Vale do Tejo vai também poder contar com o apoio de três hospitais privados, garante a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Cuf, Lusíadas e Luz vão reforçar o apoio durante o verão, mas somente a grávidas com mais de 36 semanas e sem fatores de risco
.

O Nascer em Segurança no SNS - Plano Sazonal Verão 2023, programado de junho até setembro, abrange 41 maternidades do país.

Destas, 27 mantêm-se em funcionamento, nove funcionarão com dias de fecho agendados e em rotatividade com outras unidades e duas fecham as portas para obras.
Blocos do norte a funcionar em pleno
No norte do país, vão manter-se em funcionamento, durante o verão, todos os 13 blocos de partos. O mesmo acontecerá com os sete da região centro e os três blocos do Alentejo. No Algarve, dos dois blocos de parto incluídos, o de Faro vai funcionar em pleno e o de Portimão com dias agendados para o fecho - de 15 em 15 dias, ao fim de semana.Em Lisboa e Vale do Tejo, só três blocos de parto vão estar a funcionar em pleno entre 1 de junho e o final de setembro: Abrantes, Cascais e Maternidade Alfredo da Costa.


A programação prevê que oito unidades funcionem com dias de encerramento agendados: Santarém, Vila Franca de Xira, Beatriz Ângelo (Loures), Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), Garcia de Orta (Almada), Barreiro, Setúbal e S. Francisco Xavier, este último em junho e julho.

Na Península de Setúbal, o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e o Centro Hospitalar de Setúbal mantêm os condicionamentos programados, que já vigoravam desde o final de 2022, somando-se o Hospital Garcia de Orta, de Almada, em regime de alternância.

O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo passa a funcionar em pleno em todos os fins de semana, fechando somente por alguns dias da semana.

c/ Lusa

pub