Mau tempo. Aviso vermelho alargado a oito distritos

por RTP

Vão ser oito os distritos de Portugal Continental em aviso vermelho a partir das 12h00. Évora, Faro e Beja vão juntar-se aos de Setúbal, Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

Os oito distritos estão sob aviso vermelho devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente e ocasionalmente acompanhada de trovoada e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O aviso vermelho para os oito distritos vai estar em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de hoje. Corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da Proteção Civil.

Portugal continental está sob o efeito da depressão Bárbara, que está a dar origem a precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.

Em Setúbal, caiu um andaime na Avenida Luisa Todi devido ao forte vento. A estrutura, que estava a ser usada numa construção de um prédio devoluto, provocou problemas no trânsito na principal artéria da cidade.

A segunda-feira foi já de muito trabalho para a Proteção Civil, como contou à Antena 1 o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. As autoridades tiveram que dar resposta a 510 ocorrências em 24 horas.

Durante esta madrugada houve registo de quinze ocorrências em todo o país, em consequência da depressão Bárbara, que afeta o território português.

Mas a situação, afirmou o comandante Paulo Santos pode piorar durante o dia de hoje.

Tópicos
pub