Mau tempo regressa. Portugal continental enfrenta dois dias de chuva forte

por RTP
A Proteção Civil registou mais de 7.950 ocorrências entre as 0h00 do dia 7 e as 8h00 do dia 15 de dezembro Tiago Petinga - Lusa

Todos os distritos de Portugal Continental vão estar, ao longo desta segunda-feira, sob aviso amarelo. O mau tempo, com chuva forte e vento, começa pelo norte e estende-se depois a Leiria e Lisboa.

Ao início da tarde, a situação meteorológica deverá complicar-se, com quase todos os distritos a amarelo. Évora é a exceção. Além da chuva e do vento, a meteorologia prevê também agitação marítima.

A partir das 21h00, espera-se um agravamento do estado do tempo: Braga, Porto e Viana do Castelo passam para aviso laranja.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu o estado de alerta especial amarelo para os distritos de Viana dos Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Lisboa, Santarém e Setúbal.
A Proteção Civil admite que possam ocorrer níveis de precipitação semelhantes aos da semana passada, que provocaram inundações em Lisboa, Alentejo e Ribatejo.
"Período crítico"
Na última noite, comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, afirmou que “o período crítico” de precipitação tem início ao final do dia, agravando-se na madrugada de terça-feira.

O vento é de quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros hora no litoral, ao passo que a agitação marítima sofrerá igualmente um agravamento a desta segunda-feira.

A ANEPC apela às populações para que se protejam face aos riscos de inundações em meios urbanos.

"As pessoas deverão adotar medidas de autoproteção e adequar a condução face à situação meteorológica adversa expectável e também monitorizar aquilo que são as áreas mais suscetíveis de terem deslizamento de terras e também evitarem comportamentos de risco na linha de costa, como afastarem-se e não procurarem as zonas de costa", recomendou o comandante André Fernandes. Diante das previsões de precipitação intensa nas bacias hidrográficas do Tejo, Sado e Guadiana e ribeiras do Algarve, poderá verificar-se alguma situação mais crítica na terça-feira.


A chuva intensa que caiu na passada terça-feira esteve na origem de mais de três mil ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas. Fustigou sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

A Proteção Civil registou mais de 7.950 ocorrências, incluindo 4.841 inundações, e 88 desalojados entre as 0h00 do dia 7 e as 8h00 do dia 15 de dezembro.

c/ Lusa

Tópicos
pub