Medicamentos inovadores evitaram 110 mil mortes

por Antena 1
Os medicamentos inovadores continuam a salvar vidas rtp.pt

Os medicamentos inovadores evitaram, desde a década de 90, mais de 110 mil mortes em Portugal.

A conclusão é de um estudo da Associação da Indústria Farmacêutica sobre a realidade do medicamento no país.

O documento a que a Antena 1 teve acesso mostra que em quase três décadas, a utilização destes fármacos acrescentou dois milhões de anos de vida saudável aos portugueses.


O estudo selecionou oito doenças para avaliar o impacto dos novos medicamentos entre elas o cancro do pulmão, esquizofrenia e SIDA tendo concluido que os benefícios foram muito superiores à despesa total com os medicamentos do país.

Só em 2016 os medicamentos inovadores adicionaram 180 mil anos de vida saudável a Portugal avaliados entre cinco a sete mil milhões de euros, o que representa quase metade da despesa farmacêutica total em Portugal num ano.

O estudo " O Valor do Medicamento em Portugal " é apresentado esta terça-feira em Lisboa num congresso da Associação da Indústria Farmacêutica.

Mas para conseguir estes resultados, é necessário gastar dinheiro nas investigações. O presidente da Apifarma, João Almeida Lopes atualizou ainda os valores da divida do Estado à industria farmacêutica e revela que anda muito próxima dos mil milhões de euros.

João Almeida Lopes diz que recentemente ouviu o ministro das Finança a dizer que iria reduzir a dívida existente, para 300 milhões de euros, mas vai esperar para ver.


pub