Meia centena de queixas por ano de assédio moral na Função Pública

por Antena 1

Os casos de assédio moral na Função Pública estão a levar à apresentação de mais de meia centena de queixas por ano. Em 2017, foi reforçada a lei para prevenir estas práticas, no sector do Estado. Desde então, a Inspeção-Geral de Finanças já recebeu mais de duzentas participações de assédio em contexto laboral.

Os sindicatos consideram que os números não espelham a realidade e que a dimensão dos casos de assédio moral na Função Pública supera as cerca de duzentas queixas registadas até ao momento.

José Abraão, secretário-geral do sindicato dos trabalhadores da administração pública, diz à Antena 1 que se vive um clima de medo.

Para o sindicalista, é preciso formar os trabalhadores para diminuir o assédio no emprego que está a crescer com o teletrabalho.

O secretário-geral do sindicato dos trabalhadores da administração pública diz que os funcionários têm medo e não acreditam na resolução dos problemas. Das 203 queixas de assédio a registar desde 2017, 64 estão em instrução e só 62 foram resolvidas.

pub