Mercado da habitação sofre alterações significativas

por Antena 1

Com os preços das rendas a subir para valores históricos a maioria dos senhorios já só faz contratos de arrendamento de curta duração, em particular nas grandes cidades.

Não há números oficiais, mas o Diário de Notícias desta segunda-feira conta que no ano passado pelo menos metade dos contratos assinados são de apenas um ano, com os proprietários a garantirem a possibilidade de subir a renda e de escolher novos inquilinos.

Neste contexto, o Governo vai apresentar esta segunda-feira uma nova geração de políticas para o setor da habitação, numa altura, como conta a jornalista Rosa Azevedo, em que é cada vez mais difícil viver nas grandes cidades.

Com os preços das rendas em máximos históricos são cada vez mais as famílias confrontadas com a impossibilidade de pagar as rendas. Em muitos casos, a solução passa por deixar as cidades ou então partilhar casa.

Foi essa a escolha de um investigador que divide uma casa arrendada com duas pessoas com mais de 30 anos, conforme conta a reportagem da jornalista Rita Fernandes.


pub