Ministra da Agricultura vai reunir-se com manifestantes de Macedo de Cavaleiros

por RTP
Paulo Novais - Lusa

Os agricultores que estavam a protestar em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança vão reunir-se hoje e segunda-feira com a ministra da Agricultura, disse fonte da organização. Os agricultores chegaram a cortar a A4 durante algumas horas.

Após este anúncio, a organização pediu aos manifestantes que desmobilizem "ordeiramente" e "seguindo as instruções das autoridades". A A4 já reabriu ao trânsito.

"Vamos reunir com ela [referindo-se à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes] hoje ao meio-dia na Câmara de Macedo [de Cavaleiros] via `online` e na segunda-feira à tarde temos reunião [presencial] marcada para as 16h00 também na Câmara de Macedo", disse Armindo Lopes, da organização deste protesto.

Armindo Lopes acrescentou que na reunião vão relembrar a governante das reivindicações que lhe forem entregues na terça-feira por um deputado da região.

As reivindicações passam “pelo pagamento integral das ajudas de 2023 até ao final de fevereiro”, além disso, querem que o valor referente aos apoios de 2024 sejam pagos até 31 de dezembro. Há ainda a questão do gasóleo agrícola que ficou mais caro nos últimos dias.

O regadio também é um dos assuntos de “extrema importância para a região”.

“Nós temos projetos de barragens aprovadas desde 2018 que continuam sem financiamento. Obras que foram iniciadas há algumas décadas e que nunca foram concluídas”, acrescentou Armindo Lopes.

Segundo o organizador do protesto, “os agricultores estão cansados e revoltados. A questão dos subsídios foi a gota de água”.

Razões que os levaram a protestar esta quinta-feira, chegando mesmo a cortar a A4. Isto apesar de a GNR se ter posiciondo nos acessos à via de forma a que não conseguissem passar. No entanto, os agricultores conseguiram aceder à autoestrada e cortar o trânsito.

O protesto dos agricultores provocou momentos de tensão com a GNR. 

A autoestrada foi entretanto reaberta, depois de garantida uma reunião presencial com a ministra da Agricultura na próxima segunda-feira.

Tópicos
pub