MNE à espera de confirmar paradeiro de portuguesa desaparecida

por RTP

Só ao fim da manhã é que os serviços diplomáticos portugueses tiveram a confirmação, por parte do magistrado responsável pela identificação das vítimas do atentado de quinta-feira em Barcelona, da "triste notícia da existência de uma portuguesa" entre as vítimas, referiu o secretario de Estado das Comunidades à RTP.

Luís Carneiro, lembrou ainda que o processo "não está concluído", estando por isso os serviços portugueses vão continuar em contacto com os congéneres espanhóis.

A vítima mortal é uma mulher de 74 anos, residente em Lisboa, que visitava Barcelona na companhia da neta, tendo chegado à cidade catalã cinco horas antes do atentado.

A Secretaria de Estado da Comunidades está também em contacto para saber do paradeiro dessa jovem portuguesa, de 20 anos.

O secretario de estado confirmou que até agora só esta família portuguesa contactou os serviços consulares em busca de familiares.

Luís Carneiro explicou ainda que os serviços portugueses só podem confirmar o falecimento da portuguesa depois das próprias autoridades espanholas o fazerem.

Ontem à noite "não havia informação de portugueses entre as vítimas que já tinham sido identificadas", referiu.

"Entre as vítimas que estavam a dar entrada nas unidades hospitalares", também não havia notícia de portugueses, acrescentou, sublinhando que nem todas as vítimas passam pelos hospitais, se não o necessitarem.
pub