Monkeypox. 37 casos confirmados em Portugal, indica a DGS

por RTP
DR

Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde confirma que há 37 casos de Mokeypox em Portugal, mais 14 casos em relação à última atualização. Os casos confirmados foram registados nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

Numa nota enviada à imprensa, a DGS informa que "foram confirmados mais 14 casos de infeção humana por vírus Monkyepox em Portugal" e que se aguardam resultados relativamente a outras amostras.

"Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Entre as amostras disponíveis, foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva", indicam as autoridades de saúde.

Os casos identificados "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório". Já estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, tendo como objetivo identificar "cadeias de transmissão e potenciais novos casos".
"Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico", indica a Direção-Geral da Saúde.

Perante sintomas suspeitos, o paciente deve "abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas,em qualquer estadio, ou outros sintomas".

"A DGS continua aacompanhar a situação a nível nacional em articulaçãocom as instituições europeias", conclui ainda a nota.

Até ao momento, há mais de uma centena de casos confirmados em 15 países, incluindo na Austrália, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

Em Espanha, o país que até ao momento registava o maior número de casos, foram contabilizados quatro novos casos esta segunda-feira. No total, há 34 casos confirmados no país e outros 38 casos suspeitos em Madrid.

pub