Monkeypox. Portugal recebe vacinas para pessoas que tiveram contacto com infetados

por Antena 1

Reuters

A diretora-geral da Saúde disse em Alpiarça que Portugal vai receber até ao final do mês as 2.700 vacinas disponibilizadas pela União Europeia para pessoas que tiveram contacto com doentes infetados com o vírus Monkeypox.

Graça Freitas, que apresentou, na Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça, o plano de saúde sazonal "Verão Seguro", disse que assinou hoje o documento que permite ao mecanismo europeu doar as vacinas a Portugal.

"Vamos receber essas vacinas até ao final do mês. Temos já uma posição da Comissão Técnica de Vacinação sobre quem são as pessoas candidatas a ser vacinadas", disse, adiantando que estão a ser trabalhadas questões como o consentimento informado.

Segundo Graça Freitas, no final do mês estará pronta uma orientação com indicações para a vacinação de contactos, que está a ser trabalhada com os clínicos, a Comissão Técnica de Vacinação e os parceiros das outras instituições.

"É uma vacinação dirigida apenas a contactos dos doentes", disse, salientando que a quantidade de vacinas atribuídas a Portugal pela União Europeia "é suficiente" para as necessidades do país, sendo que há ainda outros mecanismos a que Portugal poderá recorrer, "se necessário".
pub