Reportagem

Morreu Mário Soares

por RTP

O antigo Presidente da República morreu esta sábado aos 92 anos, ao fim de vários dias de internamento no hospital da Cruz Vermelha. Mário Soares tinha registado um agravamento súbito do estado de saúde, que o colocou em coma profundo. O país reage à perda do histórico socialista, uma figura marcante e incontornável da história contemporânea portuguesa.

Mais atualizações

23h15 - Encerramos aqui a cobertura das principais reações à morte de Mário Soares. Eis o essencial da informação até ao momento:

  • O histórico socialista e antigo Presidente da República morreu este sábado aos 92 anos, depois de ter estado internado durante 26 dias no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. A notícia foi conhecida pouco depois das 15h40.
  • O corpo do antigo Presidente da República Mário Soares vai estar em câmara ardente na Sala dos Azulejos no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13h00 de segunda-feira, depois de percorrer as principais vias da cidade de Lisboa.
  • O funeral contará com honras de Estado e realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
  • A Assembleia da República marcou para quarta-feira, às 15h30, uma sessão evocativa em memória de Mário Soares.
  • António Costa decretou três dias de luto nacional a partir da próxima segunda-feira. O primeiro-ministro já fez saber que não irá interromper a visita de Estado à Índia, onde se encontra desde ontem. 

22h31 - Governo indiano apresenta condolências ao primeiro-ministro


O Governo de Deli adianta que a Convenção da Diáspora Indiana fará um minuto de silêncio este domingo.

António Costa fará neste domingo o segundo de seis dias de visita de Estado à Índia, visitando Bangalore, a capital empresarial e tecnológica deste país, e discursa na convenção "Pravasi Bharatiya Divas", que junta os elementos mais relevante da diáspora mundial da comunidade indiana

21h48 - A RTP1 transmite neste momento uma entrevista inédita a Mário Soares, conduzida por Fátima Campos Ferreira.

Mais tarde, a partir das 22h30, será emitido também na RTP1 o debate histórico entre Mário Soares e Álvaro Cunhal, dois vultos da história portuguesa do século XX.

21h40 - Dilma Rousseff recorda "militante da liberdade"


A Presidente destituída do Brasil refere-se a Mário Soares como um homem "adorado pelo povo e respeitado pelos adversários".

Dilma lembra uma vida "dedicada à política e à democracia de Portugal" como "exemplo para o mundo de que é possível construir uma socidade democrática e igualitária para todos".

21h30 
- Assembleia da República marca sessão evocativa para quarta-feira

A sessão foi marcada e decidida por unanimidade em conferência de líderes parlamentares. Realiza-se na Assembleia da República a partir das 15h00 de quarta-feira, de forma a permitir a presença dos deputados nas cerimónias fúnebres de terça-feira.

21h12
- A edição online do jornal El País dá grande destaque à morte de Mário Soares e relembra a luta contra a ditadura de Salazar.

O diário espanhol refere que é "impossível compreender o último meio-século de Portugal sem Mário Soares".

21h01 - Decreto do Governo sobre luto sublinha "incondicional" dedicação à causa pública


O decreto que estabelece luto nacional por três dias (9, 10 e 11 de janeiro) pela morte de Mário Soares sublinha a "incondicional" dedicação do ex-Presidente da República e o seu "exemplar contributo" para o prestígio de Portugal.

"Mário Soares é uma das grandes figuras da história portuguesa do século XX e do início do século XXI, e fundador do nosso regime democrático. Pelos cargos cimeiros que ocupou no Estado e pelas decisões de largo alcance que tomou para o país, foi o protagonista político do nosso tempo e aquele que mais configurou a democracia portuguesa nas suas opções fundadoras (...) Foi também Mário Soares o principal responsável pela adesão de Portugal à Comunidade Europeia, tendo sido o grande impulsionador da abertura do país à Europa e ao Mundo", lê-se no decreto.

É também recordada a forma como Mário Soares desde jovem e, depois durante "uma longa vida", combateu pela liberdade, "quer na resistência à ditadura do Estado Novo, que lhe custou a prisão, a deportação e o exílio, quer na luta pela consolidação da democracia constitucional".
20h55 - Joaquim Chissano diz que Soares é recordado nas colónias como "amigo"

O antigo Presidente da República de Moçambique considerou que Mário Soares "esteve do mesmo lado [que Moçambique] no combate à ditadura" e que será recordado nas antigas colónias como "um amigo".

"Participou na luta contra a ditadura fascista portuguesa e por esse facto estivemos no mesmo lado no combate contra a ditadura", lembrou Chissano em declarações à RTP3, a partir de Moçambique.

20h41 - Velório e Funeral de Mário Soares: o que já se sabe

Segunda-feira: O corpo de Mário Soares vai percorrer principais vias de Lisboa. O percurso parte da casa particular do antigo Presidente da República logo pela manhã, a partir das 11h00, e percorre as principais zonas da cidade até ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

O carro funerário percorre as principais zonas da cidade, incluindo a Avenida de República, o Marquês de Pombal, passando também pela Avenida da Liberdade, até à Praça do Município.

Em frente à Câmara de Lisboa, a urna passa do carro funerário para o armão, uma charrete cerimonial de honras de Estado da GNR, onde seguirá até ao destino seguinte, com escolta a cavalo. O cortejo passa pela Avenida 24 de Julho, Avenida da Índia, até à Praça do Império.

Chegado ao Mosteiro dos Jerónimos, onde se vai centrar toda a cerimónia fúnebre, decorrerá o velório na segunda-feira à noite até terça-feira, na Sala dos Azulejos, cerimónia que estará aberta a todo o público.

Terça-feira: As cerimónias fúnebres terão início às 13h00, com a presença dos familiares e altas individualidades portuguesas e estrangeiras. A urna será transportada por militares das Forças Armadas.

Ao som do Coro e Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, a sessão de homenagem começará ao som da voz do próprio Mário Soares, seguida de uma intervenção do seu filho João Soares, de uma gravação da voz de Maria Barroso e de uma intervenção da filha Isabel.

A seguir estava prevista a intervenção do primeiro-ministro que, como se encontra em visita de Estado à Índia, falará por videoconferência. Intercalados com momentos musicais, discursam o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues e finaliza o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em novo cortejo, a urna segue para o cemitério dos Prazeres, com paragem em frente à Assembleia da República e da Fundação Mário Soares, bem como na sede do PS, junto ao Largo do Rato.

À chegada ao cemitério estará um batalhão composto pelos três ramos das Forças Armadas. Um dos pelotões da guarda de honra executará tiros de salva.

Quando a urna chegar ao jazigo, serão disparados 21 tiros de salva pela Marinha, a partir de uma embarcação fundeada no Tejo. A partir desse momento, a cerimónia será reservada à família.

20h37 - Recorde a entrevista de Mário Soares à RTP no dia em que fez 87 anos. O antigo Presidente da República dizia que o seu maior orgulho foi o papel que teve na resistência durante décadas ao regime de Salazar.


Vítor Gonçalves - RTP

20h19 - José Sócrates lembra "grande companheiro político e amigo"

Em declarações à SIC, o antigo primeiro-ministro recordou Mário Soares como "grande combatente pela liberdade e pela democracia".

Sobre as visitas a Évora e o apoio enquanto esteve preso preventivamente, José Sócrates recorda com carinho os gestos do histórico líder socialista: "O que ele fez por mim nos últimos tempos ficará para sempre no coração", declarou.

19h58 - Pierre Moscovici manifesta "emoção e respeito". O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros destaca uma "figura marcante da esquerda socialista europeia".




19h36 - Partido Socialista (PS) abre livro de condolências pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares. O livro estará disponível na sede do Partido, no Largo do Rato, a partir de amanhã até ao dia 10 de janeiro.

19h28 - Mário Soares em três retratos



O jornalista da Antena 1 Miguel Soares falou com Alfredo Cunha. Fotojornalista, foi um dos que mais fotografou Mário Soares, ao longo de quase 20 anos.

A Antena 1 pediu-lhe para seleccionar 3 imagens, 3 memórias que guarda do antigo Presidente da República.

19h24 - Cavaco Silva destaca "contributo para a defesa da liberdade, da democracia, em momentos conturbados da vida nacional".

O antigo Presidente da República diz que este é um momento de "profunda consternação".

"Foi indiscutivelmente uma das personalidades mais marcantes do século XX português", refere o antigo chefe de Estado.

19h12 - Fernando Medina recorda Soares como "o pai da democracia" em Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa lamentou "com profunda tristeza" a morte do antigo Presidente da República, um "homem maior da democracia portuguesa". Sobre as cerimónias fúnebres, o autarca remete para o protocolo de Estado, com que a Câmara Municipal de Lisboa se irá articular.

"Dedicou a maior parte da sua vida à defesa dos ideiais republicanos e democráticos", acrescenta, elogiando a "visão estratégica" quanto à adesão de Portugal à comunidade europeia.

19h09 - Bloco de Esquerda saúda a memória de Mário Soares.

Catarina Martins lembrou com gratidão "o homem que mandou a idade e o conforto às malvas para se levantar na Aula Magna, com toda a esquerda, na defesa do país contra a troika".

Numa declaração na sede nacional do Bloco, a coordenadora afirmou que "ao longo da sua vida, Mário Soares foi contraditório e frontal nas lutas que escolheu" e marcou "todos os momentos determinantes da vida do país".

19h04 - Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, destaca "grande europeísta e homem decisivo na democracia lusa".
Também o rei de Espanha lamentou a morte de Mário Soares. Felipe VI enviou ao Presidente da República uma mensagem de pesar onde destaca o papel de Sores na transição democrática e "um dos grandes líderes portugueses e europeus do último século".

18h58 - Martin Schulz destaca o "visionário, pragmatista e reformista, um lutador e um democrata".
O presidente do Parlamento Europeu refere que Mário Soares levou Portugal "até ao coração da família europeia" e é "uma inspiração" cujo legado irá perdurar.





18h55 - Adriano Moreira recorda homem "inteiramente coerente antes e depois do 25 de Abril", considerando-o um dos principais vencedores do triunfo da atual democracia.

Em declarações à Agência Lusa, o antigo dirigente do CDS-PP considera que Mário Soares "foi um grande crítico da deriva da União Europeia em relação ao grande projeto que inspirou os fundadores".

18h53 - António-Pedro Vasconcelos expressa gratidão a Mário Soares.

O realizador português recorda o resistente e o "protagonista da mudança do 25 de Abril", de quem também foi amigo e com quem conviveu de perto.

18h50 - Fernando Rosas destaca Soares como figura de destaque da democracia portuguesa.

O historiador fala do antigo Presidente como "uma figura incontornável da segunda metade do século XX português".

18h47 - PCP lembra passado antifascista de Mário Soares.

José Capucho, membro do Secretariado do Comité Central comunista, homenageou Soares como "participante no combate à ditadura fascista", evocando o seu papel no "apoio aos presos políticos".

"Lembrando o seu passado de antifascista, o PCP regista as profundas e conhecidas divergências que marcaram as relações do PCP com o dr. Mário Soares, designadamente pelo seu papel destacado no combate ao rumo emancipador da Revolução de Abril e às suas conquistas, incluindo a soberania nacional", afirmou o dirigente comunista.

18h50  - As reações internacionais multiplicam-se. Lula da Silva, antigo Presidente brasileiro, considera que Mário Soares "foi um dos grandes homens públicos do século XX, não só de Portugal, mas da Europa e do mundo".






Na sua página pessoal no Facebook, Lula da Silva lembra "um homem comprometido durante toda a sua vida com as ideias do socialismo democrático e a construção de um mundo mais justo".

Também o PSOE, partido socialista espanhol, expressou este sábado o pesar pela morte de Mário Soares, considerando o português "um exemplo de entrega e luta pela liberdade, primeiro em plena ditadura de António Salazar e depois como ativo artífice da democracia Lusa e do Partido Socialista português", segundo refere o comunicado de imprensa.

"O Partido Socialista Operário Espanhol não poderá esquecer nunca o trato próximo, cúmplice e motivador que representou sempre Soares no nosso projeto democrático, primeiro, e na nossa incorporação na União Europeia, mais tarde", referm os socialistas espanhóis.

18h35 - Fundação Mário Soares de luto

O site da fundação com o nome do antigo Presidente apresenta-se sob um fundo negro.

"Mário Soares permanecerá para sempre como um símbolo de convicções, tenacidade e coragem, e como uma das mais importantes figuras históricas portuguesas do Século XX: um político que lutou, toda a sua vida, pela liberdade e pela democracia no nosso país; pela construção de uma Europa solidária e coesa, fiel aos grandes ideais humanistas que a devem inspirar; e por um mundo mais pacífico e justo", refere a homenagem. 

18h31 - Ferro Rodrigues fala em "dia triste" para os democratas portugueses.

O Presidente da Assembleia da República assinalou a morte daquele que era "o militante número um da democracia portuguesa" e refere que várias gerações o têm como "herói".

18h23 - A Presidência da República francesa emitiu uma nota de pesar pela morte de Mário Soares. O gabinete de François Hollande refere que a democracia portuguesa perde "um dos seu heróis".

"O combate pela liberdade e pela justiça guiaram a sua vida. Teve a coragem de defender os seus ideais perante circunstâncias particularmente difíceis. O seu nome permanece para sempre associado à Revolução dos Cravos e também à construção europeia, da qual foi um dos artesãos mais ativos", refere a nota.

O Presidente francês destaca "o percurso, o combate, a sua relação pessoal com o nosso país", que lembra a "profunda ligação entre França e Portugal".

"Em nome de todos os franceses, apresento as minhas condolências à sua família e ao povo português", refere ainda o comunicado do Eliseu.

18h15 - Os filhos de Mário Soares agradecem ao Hospital da Cruz Vermelha.

Em declaração aos jornalistas, João Soares agradeceu "profundamente" onde o pai esteve internado durante 26 dias.

A filha, Isabel Soares, estendeu os seus agradecimentos a "toda a equipa médica, toda a equipa de enfermagem, aos auxiliares administrativos, toda a gente, do mais pequeno ao mais importante".

18h12 - António Guterres homenageia "um dos raros líderes políticos de verdadeira estatura europeia e mundial".

Numa declaração enviada à Agência Lusa, o secretário-geral das Nações Unidas diz que os portugueses devem a Mário Soares "a democracia, liberdade e respeito pelos direitos fundamentais".

O antigo primeiro-ministro destaca que a dimensão do legado de Mário Soares "ultrapassa em muito as fronteiras de Portugal".

18h10 - Jorge Sampaio diz que momento é "de profundo pesar".

O antigo Presidente da República lembra a resiliência de Mário Soares e a sua "extraordinária capacidade de luta".

"Foi preso, exilado, nunca perdeu o seu amor por Portugal. Sempre acreditou naquilo que era o interesse de Portugal e no que era estrategicamente vital para a democracia portuguesa", assinalou.

18h08 - O diretor clínico do Hospital da Cruz Vermelha, Manuel Pedro Magalhães, informou que o antigo Presidente da República Mário Soares faleceu às 15:28, na "presença constante" dos filhos, Isabel e João Soares.

18h04 - Freitas do Amaral presta homenagem ao "amigo".

O histórico dirigente do CDS-PP referiu-se a Mário Soares como o "patriarca da democracia".
18h00 - Augusto Santos Silva
emocionou-se e lembrou a dívida pessoal para com Mário Soares

O ministro dos Negócios Estrangeiros está com o primeiro-ministro na visita à Índia e não esconde a infelicidade deste dia. "Hoje é um dia para chorar", desabafa.

"Mário Soares sempre foi um rebelde, uma pessoa cheia de energia, sempre foi novo e jovem até ao fim", recordou o ministro.

17h41 - Morte de Mário Soares é destaque na imprensa internacional

O Financial Times lembra o condutor da democracia portuguesa, a BBC fala no "pai da democracia portuguesa". O francês Le Monde dá destaque à figura que lutou contra a ditadura salazarista. O Wall Street Journal refere que Mário Soares colocou Portugal no caminho à União Europeia.

17h37 - O funeral de Mário Soares realiza-se na terça-feira. Corpo segue em cortejo fúnebre para o Mosteiro dos Jerónimos durante a tarde de domingo. 

17h34 - O Presidente da Comissão Europeia reagiu à morte de Mário Soares em português


17h21 - Presidente da República e primeiro-ministro já reagiram

Marcelo Rebelo de Sousa destaca figura de "lutador pela liberdade"

O Presidente da República considera que Portugal deve combater pela "imortalidade do seu legado".

"Resta a Mário Soares, como inspirador, travar o derradeiro combate, aquele em que estamos e estaremos todos com ele: o combate pela duradoura liberdade com justiça na nossa pátria comum, que o mesmo é dizer, o combate da imortalidade do seu legado, um combate que iremos vencer, porque dele nunca desistiremos, tal como Mário Soares nunca desistiu de um Portugal livre, de uma Europa livre, de um mundo livre. E, no que era decisivo, ele foi sempre vencedor", acrescentou.

António Costa lembra a eterna dívida de gratidão dos portugueses´para com um lutador pela democracia.

"Estando em visita de Estado, não poderei estar pessoalmente presente, mas envio ao João, a Isabel, filhos de Mário Soares, e aos netos, envio daqui um grande abraço e uma saudade que, para mim, será sempre eterna", declarou o líder do Governo.

O primeiro-ministro confirma que irá manter a visita de Estado à Índia e estará ausente do funeral de Mário Soares.

17h03 - As reações à morte de Mário Soares multiplicam-se pelos quadrantes políticos, sobretudo na família socialista.

Vitor Ramalho, socialista, realça que se perde "uma personalidade verdadeiramente invulgar do Portugal moderno".

O histórico socialista fala de um homem de "coragem marcante" que moldou a democracia e o desenvolvimento do país. Vitor Ramalho diz que Mário Soares está para além das "vitórias efémeras".

Ana Gomes, eurodeputada pelo Partido Socialista, lembra um combatente pela liberdade de todos os oprimidos e um construtor da democracia portuguesa.

A socialista recorda com emoção uma figura marcante da história contemporânea portuguesa.


O socialista Correia de Campos


Joaquim Vieira, biógrafo de Mário Soares, diz que Portugal "deve a liberdade" a Mário Soares.


Nuno Godinho de Matos, fundador do PS, recorda o período pré-25 de abril e todo o trabalho de Mário Soares. Refere também que foi um grande combatente pela liberdade de expressão de todos os portugueses.


Vítor Melícias expressa a sua admiração e grande estima pelo antigo Presidente da República e um "vulto" enorme de Portugal, que sacrificou tudo na sua vida pela democracia.


17h01 - Reação de Carlos César, presidente do Partido Socialista

Carlos César diz que Mário Soares foi "um guardião da democracia" e que este é "um dia triste" para o partido e para a memória coletiva do país.

"Não morreu um dirigente socialista, mas um grande português, um obreiro das liberdades, um guardião da democracia", afirmou à agência Lusa.


16h59 - Liga portuguesa de futebol decreta minuto de silêncio nos jogos da presente jornada, em memória do antigo Presidente da República.

16h52 - Governo decreta três dias de luto nacional e funeral com honras de Estado.

16h40 - Comunicado do PS

Na página oficial, o Partido Socialista diz que "Portugal perdeu hoje o pai da Liberdade e da Democracia, a personalidade e o rosto que os portugueses mais identificam com o regime nascido a 25 de abril de 1974".

O partido lamenta "a maior das perdas imagináveis, a sua maior referência, o fundador e militante número 1, figura maior e indelével do socialismo democratico português e europeu".

"Este é um momento de profunda dor para todos os socialistas, que sabemos partilhada por tantos e tantos portugueses, que reconhecem em Mário soares uma figura maior da nossa democracia", diz o Partido Socialista.

16h38 - Pedro Passos Coelho lamenta a morte de Mário Soares

O antigo primeiro-ministro presta homenagem ao antigo líder, a quem reconhece uma importância central na história da democracia portuguesa, independentemente de partidos e visões políticas diferentes. Pedro Passos Coelho apresenta condolências à família, amigos e ao Partido Socialista.

Pedro Passos Coelho referiu que "é um dia triste para todos os portugueses" e que "será impossível" escrever a História de Portugal das últimas dezenas de anos "sem nelas encontrar referências múltiplas à intervenção política de Soares, em muitas ocasiões decisiva".

"Como um grande democrata que foi, o doutor Mário Soares foi também um político polémico, que combateu pelas suas ideias, há de ter feito muitos amigos, terá tido também com certeza muitos adversários ao longo de todos estes anos", acrescentou.

16h32 - CDS reage à morte de Mário Soares

Assunção Cristas lembra o antigo Presidente da República como alguém que teve "um papel único na definição do Portugal democrático e europeu".

"Em muitas alturas o CDS teve grandes divergências políticas com o Dr. Mário Soares, mas não esquecemos o seu papel fundador no Portugal Democrático, especialmente no difícil período revolucionário em que se opôs à hegemonia política e totalitária - e em que, tendo vencido, ajudou a democracia a vencer e a ser consolidada em Portugal", refere a líder do partido.

Na mesma nota, Cristas apresenta "sentidas condolências" à família e amigos.

16h30 - Hospital da Cruz Vermelha marcou o comunicado para as 17h00.

16h16 - António Costa não vai interromper a visita de Estado à Índia.

Luísa Bastos, editora de política da RTP que acompanha a viagem do primeiro-ministro, confirma que a visita à Índia não deverá ser interrompida após a morte do histórico socialista. António Costa só deverá reagir à morte de Mário Soares depois da declaração do Presidente da República.

16h03 - A morte do antigo Presidente da República foi confirmada pelo Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado desde dia 13 de dezembro. No dia 22 de dezembro acabou por ser transferido para os cuidados intensivos, depois de alguns sinais de melhoria. No entanto, um agravamento súbito dois dias mais tarde, a 24 de dezembro, obrigou ao regresso do antigo chefe de Estado à Unidade de Cuidados Intensivos.

No dia 31 de dezembro, data da última atualização do boletim de saúde pelo hospital, Mário Soares encontrava-se em "coma profundo".

15h50 - É esperada uma declaração do porta-voz do Hospital da Cruz às 16h30.

15h41 - A notícia da morte de Mário Soares chegou às redações durante a tarde de sábado.