Morreu o jornalista e vice-presidente da ERC Mário Mesquita

por RTP
Mário Mesquita era atualmente professor de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social Facebook

Morreu aos 72 anos o jornalista e vice-presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social Mário Mesquita. Tivera um papel ativo na oposição à ditadura salazar-marcelista e fora um dos fundadores do Partido Socialista, depois com assento na Assembleia Constituinte eleita em 1975.

Mário Mesquita, nascido nos Açores, fora uma presença regular nas colunas do República, mais tarde diretor-adjunto e diretor do Diário de Notícias e era atualmente professor de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina, trabalhou ainda no jornal Público.Natural de Ponta Delgada, Mário Mesquita esteve ligado à oposição democrática desde a juventude, apoiando a CDE dos Açores em 1969 e 1973.


Mário Mesquita figurou entre os fundadores do PS em abril de 1973, na República Federal da Alemanha. Na primeira legislatura, voltou a ser eleito deputado pelos socialistas, dos quais se afastou em 1978.

Em 1981, recebeu o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique das mãos do então presidente da República, general Ramalho Eanes.

O primeiro-ministro reagiu entretanto via Twitter, lamentando a morte de Mário Mesquita.


c/ Lusa
Tópicos
pub